Região de São José do Rio Preto tem queda de 22% nas mortes no trânsito em março

Região de São José do Rio Preto tem queda de 22% nas mortes no trânsito em março

Com um recuo de 617 para 545 acidentes com vítimas, e de 27 para 21 mortes causadas por esses sinistros, a região de São José do Rio Preto teve um mês de março com saldo positivo para o trânsito, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Infosiga, plataforma de estatísticas viárias gerenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Em termos percentuais, a redução é de 12% e de 22%, respectivamente.

Na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o mesmo intervalo de 2024, os números também são favoráveis. O volume total de acidentes caiu de 1.850 para 1.536, uma diminuição de 17%. Já os óbitos recuaram 10%, de 77 para 69.

Neste cenário, o destaque é a redução nas mortes por sinistros envolvendo automóveis, bicicletas ou pedestres, os três grupos mais frágeis do trânsito. Entre janeiro e março deste ano, a região registrou cinco óbitos por atropelamento. O dado representa uma queda de 44% nas mortes de pedestres em São José do Rio Preto e região.

No caso das ocorrências relacionadas a bicicletas, categoria que zerou o número de mortes no último mês de março, o acumulado no ano é de nove vítimas fatais, também 44% a menos que nos três primeiros meses de 2024. Já os óbitos causados por sinistros com automóveis retrocederam 42%, de 28 para 22, na comparação entre os três primeiros meses de 2024 e os três primeiros deste ano.

Raio-x do Infosiga

Os resultados do Infosiga são consolidados pelo Detran-SP, mas refletem o comportamento do trânsito em todo o estado e abrangem as competências de diversos órgãos em nível federal, estadual e municipal.

O Detran-SP trabalha para aumentar a segurança viária por meio da conscientização, de ações de fiscalização e da criação de políticas públicas. Por isso, reforçou a implementação de campanhas educativas voltadas aos públicos mais vulneráveis do trânsito: no primeiro trimestre deste ano, 125.000 pessoas foram impactadas diretamente nas ruas de mais de cem municípios de todo o estado.

Em 2024, foram mais de 1.200 iniciativas, com a abordagem de 400.000 moradores. Com o objetivo de intensificar o combate à alcoolemia, no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado, também houve aumento de 52,5% nas operações de fiscalização, com 132.634 condutores parados neste ano.

Para atuar na melhora dos resultados e preservar vidas, o Governo do Estado de São Paulo estruturou o Sistema Estadual de Trânsito (Sistran-SP), composto por atores e entidades interessados em articular ações integradas que visam mudar o cenário a partir da “Visão Zero”, princípio de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Região

“De saidinha” temporária na região, detento bate na mãe e na irmã

Marília

Prefeitura de Marília realiza formatura do programa “Caminho da Capacitação” com presença do governador Tarcísio de Freitas

Marília

Marília vai sediar evento do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

Região

Pompeia bate Assis e se sagra campeão da Copa CIVAP em noite de emoção na Arena

Região

Governador Tarcísio de Freitas visita Pompeia neste próximo sábado (20)

Esportes

Flamengo vence Estudiantes e joga por empate para chegar à Semifinal da Libertadores