Recep Tayyip Erdogan é reeleito presidente da Turquia em eleição disputada

PRESIDENTE REELEITO NA TURQUIA

Recep Tayyip Erdogan, atual presidente da Turquia, venceu a eleição presidencial realizada neste domingo (28) e garantiu a reeleição, segundo a agência de notícias estatal do país.

Na última atualização, 99,66% dos votos haviam sido contados, e Erdogan liderava com 52,13% dos votos, enquanto seu oponente, Kemal Kilicdaroglu, tinha 47,87%.

Antes mesmo do anúncio oficial, Erdogan reivindicou a vitória e fez um discurso em frente à sua casa, agradecendo a todos os apoiadores pela confiança para um novo mandato de cinco anos. O presidente já está no poder do país há vinte anos.

Com a contagem dos votos bem avançada, o adversário de Erdogan, Kilicdaroglu, afirmou que “estas foram as eleições mais injustas dos últimos anos” na Turquia. O candidato derrotado também acredita que o resultado reflete o desejo da população turca por uma mudança de um governo autoritário.

A vitória de Erdogan contraria as pesquisas de opinião iniciais, que apontavam para uma possível derrota orquestrada, principalmente devido a uma forte aliança de seis partidos em torno de um candidato comum, Kilicdaroglu, e à atuação de Erdogan durante os terremotos que atingiram o país no início deste ano, deixando mais de 50 mil mortos.

Erdogan pode agora emergir fortalecido em sua terceira década no poder, durante a qual os especialistas preveem novas medidas autoritárias, laços mais estreitos com a Rússia e distanciamento da Europa e dos Estados Unidos.

No primeiro turno, Erdogan recebeu 49,5% dos votos, não conseguindo a maioria e levando a um segundo turno das eleições presidenciais. Kilic recebeu 44,9% e enfrenta um grande desafio pela frente.

Como membro da OTAN, a Turquia, com seus 85 milhões de habitantes, ocupa uma posição estratégica dentro da aliança militar devido à sua singularidade geográfica. O país fica na fronteira entre o Ocidente e o Oriente, com uma pequena parte de seu território na Europa e grande parte na Ásia.

Essas eleições determinam não apenas quem lidera a Turquia, mas também como ela é governada, a direção de sua economia depois que sua moeda despencou para um décimo de seu valor em relação ao dólar em uma década e sua política externa, que irritou o Ocidente ao cultivar laços com a Rússia e os países do Golfo.

No primeiro turno, grandes cidades como a capital Ancara, Istambul, Izmir na costa oeste e o leste predominantemente curdo votaram predominantemente na oposição. O centro conservador do país, que representa mais da metade da sociedade turca, apoia Erdogan.

A direita religiosa, que representa mais da metade da sociedade turca, se identifica com Erdogan, que controla a maior parte dos meios de comunicação do país. Recep Tayyip Erdogan, 69, está no comando da Turquia há mais de duas décadas, tendo servido anteriormente como primeiro-ministro e agora conseguindo seu terceiro mandato consecutivo como presidente. No entanto, nenhuma eleição foi tão disputada quanto a deste ano.

Um jogador-chave no segundo turno da eleição é o candidato ao terceiro lugar, Sinan Ogan, um político de direita com perfil nacionalista, que decidiu apoiar Erdogan, e espera-se que seus mais de 5% dos eleitores influenciem o resultado.

No entanto, o discurso conservador do candidato afasta principalmente mulheres e jovens insatisfeitos com o atual presidente – e o impacto desses grupos pode ser significativo.

Por exemplo, a faixa etária de 18 a 25 anos representa 15% do eleitorado e, de acordo com um estudo de 2022 apoiado pela Fundação Konrad Adenauer, 62,5% deles estavam insatisfeitos com Erdogan.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Inmet emite alertas vermelho e laranja para baixa umidade do ar

Brasil

Detran-SP fiscaliza mais de 5 mil motoristas na 1ª semana da Festa do Peão de Barretos

Esportes

Ancelotti anuncia convocados para jogos contra Bolivia e Chile 

Esportes

Flamengo aplica goleada histórica de 8 a 0 no Vitória e consolida liderança no Brasileirão

Brasil

Polícia Civil de SP deflagra operação para desarticular quadrilha especializada em roubos a farmácias

Região

Projeto Vida Saudável transforma vidas e inaugura novo espaço em Pompeia