Ranking nacional coloca Marília em 1º lugar dentre as cidades mais sustentáveis da região Central do Estado de São Paulo

Marília ficou em 1º lugar da região Centro Paulista no Ranking de Cidades Sustentáveis, realizado pela agência de consultoria e pesquisa Bright Cities. A instituição realizou o levantamento de 40 indicadores para avaliar o progresso e identificar áreas de melhoria em questões cruciais como qualidade de vida, desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança. Foram avaliadas 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, e a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade conquistou, no ranking nacional, a 45ª posição.

Na região, o Município ficou à frente de Ourinhos (2º), Assis (3º), Jaú (4º) e Bauru (5º), de acordo com a Bright Cities. Em todo Centro-Oeste, a única cidade que superou a pontuação 6,05, de Marília, foi Presidente Prudente, com apenas 13 décimos de nota a mais. Em relação aos 78 municípios avaliados no Estado de São Paulo, Marília alcançou o 26º lugar e está no seleto grupo que recebeu 6 pontos. A cidade de Barueri lidera o ranking paulista, sendo a única a superar os 7 pontos.

O ranking leva em consideração critérios como porcentagem da população da cidade atendida por sistema de coleta e afastamento de esgoto. Neste índice, por exemplo, o acesso ao saneamento básico em Marília, classificado em 97,54%, é maior que na Suécia, Alemanha e outros países desenvolvidos da Europa, de acordo com o cruzamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Organização Mundial da Saúde.

Outro índice avaliado em que Marília se destaca é o número de médicos por 100 mil habitantes.A taxa na cidade é bem maior que a média nacional e estadual. Enquanto em Marília são 5,04 médicos a cada mil habitantes, no Brasil a taxa ficou em 2,65 e em São Paulo 3,70, de acordo com dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do IBGE.

Sobre a pesquisa

Os dados do Ranking de Cidades Sustentáveis 2024 já estão disponíveis para download, trazendo uma visão abrangente sobre o panorama da sustentabilidade no Brasil. O Ranking de Cidades Sustentáveis da Bright Cities é o primeiro a utilizar exclusivamente os indicadores da norma ISO como referência de comparação entre as cidades, considerando a performance das cidades em 40 indicadores de sustentabilidade da norma ISO 37120.

Este padrão internacional proporciona uma base sólida para avaliar o progresso e identificar áreas de melhoria em questões cruciais como qualidade de vida, desenvolvimento econômico, meio ambiente e governança.

Na avaliação do prefeito Daniel Alonso, que está no seu 8º ano como chefe do Poder Executivo da Cidade Símbolo de Amor e Liberdade, a excelente classificação na região central do Estado e no ranking nacional comprovam que todos os esforços de sua gestão frutificaram em êxito. “Como disse recentemente ao celebrar os 95 anos de nossa cidade, tenho a certeza que todos os nossos esforços resultaram numa cidade mais moderna, com lâmpadas LED e iluminação de primeiro mundo, com servidores municipais valorizados, num crescimento urbano jamais vivido em outra época de nossa história”, contextualizar o prefeito. Atualmente Marília está entre as 125 cidades mais populosas de todo o Brasil e uma das mais populosas do Interior de São Paulo (é tida como a 36ª cidade mais populosa do Estado de São Paulo).

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima