Quais são as maiores dificuldades no relacionamento interpessoal?, por Ana Gláucia Lima

Foto: Pixabay

Oi, meu queridos como vocês estão?

Espero que estejam bem e com saúde!

Eu tenho tido muita queixa a respeito dos nossos relacionamentos interpessoais e o desgaste desses relacionamentos, como tem sido pra você?

Uma das maiores “proezas” do ser humano na atualidade, é manter um relacionamento interpessoal saudável. Muitos desafios, frustrações, tristezas e dificuldades advém de relacionamentos desgastados. E, para que possamos construir relacionamentos saudáveis, quero que você pense comigo sobre 3 pontos importantes que são; Comunicação Assertiva, Respeito; Personalização.

Não somente esses, é claro, mas quero trazê-los aqui como o início de sua atenção aos seus relacionamentos.

Se comunicar de forma assertiva é se atentar em não ser agressivo e nem passivo. Se atentar a se comunicar de forma clara, se preocupando com o resultado das suas emissões para ver se, de fato, você conseguiu ser entendido, respeitando o tempo de reposta do outro e, principalmente, as opiniões que divergem de você. Entender que não estamos certos o tempo todo já é um grande salto nessa comunicação. Se abrir em ouvir e implementar uma nova ideia, pode ser um caminho para o estabelecimento de relacionamentos saudáveis.

O respeito também se apresenta essencial nesse caminho. Respeitar os limites, pensamentos, posicionamentos e individualidade de cada um, inclusive a sua, desenvolve resultados incríveis nessa jornada. O termo respeito é oriundo do latim respectus que significa “olhar outra vez”. Então, respire fundo e não seja reativo.

A personalização é uma “rival” aos relacionamentos saudáveis, porque personalizar é “pegar pra mim”, “levar pro lado pessoal”, e esse movimento dentro de relacionamentos é extremamente nocivo. Então, cuidado com esse movimento e sempre evidencie o que “é seu e o que é do outro”. SEMPRE!

Se relacionar é muito difícil, ainda mais em tempos modernos de um egocentrismo extremo e complicado, mas podemos refletir e tornar esse desafio mais brando.

Esses três pontos de reflexão podem te ajudar a desenvolver um relacionamento interpessoal estável e saudável, ajudando a criar laços e estar emocionalmente bem em seu contexto social.

Nos vemos em breve!

Grande beijo

Texto: Dra Ana Gláucia Lima CRP 06/119519

Redes Sociais @psicologaanaglaucialima

WhatsApp: 14 99746-4490

Veja também...

Rolar para cima