O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta quinta-feira (20) que os preços dos alimentos já apresentam redução nos supermercados. No entanto, a realidade vivida pelos consumidores parece distante do otimismo do governo.
Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro , Teixeira destacou que os preços estão “bem melhores” do que há um ou dois meses, mas admitiu que ainda há muito a ser feito. “Temos que tomar todas as medidas para baixar os preços dos produtos”, declarou, sem detalhar ações concretas para isso.
O ministro associou recentemente uma alta dos alimentos à valorização do dólar, alegando que a moeda norte-americana chegou a R$ 6,30 em meio às eleições nos Estados Unidos, impactando produtos exportáveis. Segundo ele, com a queda do dólar, os preços já estariam caindo, incluindo as carnes.
No entanto, o discurso do governo não se reflete no bolso dos consumidores. Itens básicos como ovos, açúcar, café e laranja continuam pesando no orçamento das famílias. Teixeira afirmou que o governo está estudando os casos desses alimentos, mas sem apresentar soluções imediatas.
A promessa de rompimento nos preços parece, até agora, mais uma tentativa de apaziguar a insatisfação popular para que uma mudança efetivada na realidade econômica. Enquanto o governo pede paciência, os brasileiros enfrentam dificuldades para fechar as contas no fim do mês.
Leia mais O Mariliense