Profissionais de diferentes áreas se reuniram, na última quarta-feira, 04/02, na Secretaria Municipal da Família, Primeira Infância e Juventude, em Pompeia, para discutir e planejar ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância no município.
O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e alinhar estratégias entre os setores envolvidos, buscando iniciativas integradas que contribuam para o desenvolvimento e o bem-estar das crianças nos primeiros anos de vida.
A psicóloga do AMAI – Ambiente Multidisciplinar de Apoio à Inclusão, Letícia Gouveia, que integra o Comitê “Berço de Amor” (criado em 2025), ressaltou a importância da reunião e os desdobramentos esperados. “Esse encontro é importante para alinhar ideias e pensar em ações que realmente atendam às necessidades das crianças e das famílias. Em breve, novas iniciativas devem ser apresentadas”, afirmou.
Uma das propostas será a realização da Semana do Bebê, uma semana no mês de agosto dedicada às ações que valorizem a primeira infância.
A primeira infância é geralmente definida como o período compreendido desde o nascimento até os 6 anos de idade. Entretanto, o Comitê dos Direitos da Criança (ONU), em seu Comentário Geral nº 7, recomenda que os países definam como a primeira infância o período compreendido desde o nascimento até os 8 anos.
A articulação entre diferentes áreas reforça a atenção dada à primeira infância em Pompeia, etapa considerada fundamental para o desenvolvimento humano e social.