Produção de veículos cresce 3,5% em 2025

A produção brasileira de veículos – o que inclui automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões – registrou alta de 3,5% no ano passado, somando 2,64 milhões de unidades. A informação foi divulgada hoje (15) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Segundo a associação, esse crescimento se deu principalmente por causa dos veículos leves e mantém o país entre os maiores produtores do mundo.

Carregando...

As vendas totalizaram 2,69 milhões de unidades, o que representou aumento de 2,1% em relação ao ano anterior. Quanto às exportações, o crescimento foi de 32,1%, com quase 529 mil unidades comercializadas no período.

“Esperávamos mais, mas não foi um ano ruim para o setor. Ainda assim foi um ano com dados positivos”, disse o presidente da entidade, Igor Calvet.

Dezembro

No mês de dezembro, os emplacamentos de veículos tiveram crescimento de 17,1% em relação a novembro e de 8,5% em relação ao mesmo mês de 2024, com 279,4 mil unidades comercializadas. Segundo a Anfavea, esse crescimento se deve principalmente ao excesso de estoques.

As exportações, no entanto, caíram 47,7% na comparação mensal e 38,1% na comparação anual, com 18,7 mil unidades vendidas. Este foi o pior mês desde abril de 2020, destacou o presidente da entidade, Igor Calvet.

Quanto à produção, a queda foi de 15,8% em relação a novembro e de -3,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com 184 mil unidades produzidas.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Turismo

Vai viajar com criança nas férias? Pediatra recomenda 6 cuidados essenciais

Esportes

Palmeiras vence Santos e garante mais três pontos no Paulistão

Brasil

BC liquida Reag ligada às suspeitas de fraude no Banco Master

Brasil

IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025

Brasil

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Esportes

Fluminense inicia Carioca com vitória suada sobre o Madureira