Após um inverno marcado pela seca no interior de São Paulo, a primavera deve trazer algum alívio com o retorno das chuvas, embora em menor quantidade do que nos últimos anos. A nova estação começou às 9h44 deste domingo (22) e vai até o dia 21 de dezembro.
Apesar da previsão de chuva, ondas de calor e tempo seco ainda são esperados, principalmente na primeira metade da estação. A primavera deste ano promete ser mais quente e seca do que a média histórica, com algumas frentes frias passageiras que irão diminuir temporariamente as temperaturas. Isso deve surpreender os moradores das regiões noroeste e centro-oeste do estado, que estão acostumados com o calor intenso.
Sendo uma estação de transição entre o inverno e o verão, a primavera trará dias quentes e noites mais frescas ao interior paulista. Até o final de outubro, as previsões indicam que as temperaturas poderão ultrapassar os 35ºC durante o dia, enquanto à noite, os termômetros devem marcar entre 16ºC e 20ºC. Um fator que influencia o clima este ano é o início do fenômeno La Niña, que tende a resfriar as águas do Oceano Pacífico, reduzindo as chuvas e as temperaturas em comparação ao final da primavera anterior.
Esse fenômeno ocorre quando há uma queda de pelo menos 0,5°C na temperatura das águas oceânicas e acontece de três a cinco anos. Com as altas temperaturas, as chuvas que vierem devem ser intensas, acompanhadas por fortes ventos.
Por fim, leia mais O Mariliense