Presidente Interino do Irã Discursa no Parlamento em Meio a Transição Política e Tensão Regional

No primeiro discurso público após o trágico acidente de helicóptero que vitimou seu antecessor e outras sete pessoas, o presidente interino do Irã, Mohammad Mokhber, dirigiu-se ao Parlamento de Teerã. Este pronunciamento acontece em um momento crucial, enquanto o Irã se prepara para as eleições presidenciais, que definirão o sucessor de Ebrahim Raisi.

Durante seu discurso, Mokhber exaltou o legado de Raisi, destacando que a produção de petróleo, uma das principais fontes de receita do país, alcançou a marca de 3,6 milhões de barris diários. O ministro do Petróleo, Javad Owji, complementou as informações no domingo, afirmando que o Irã tem exportado aproximadamente 2 milhões de barris por dia, mesmo sob rigorosas sanções internacionais.

Mokhber enfatizou a estabilidade econômica do Irã sob a liderança de Raisi, especialmente em um período marcado por ações militares em territórios como Iraque, Israel e Paquistão. “Atacamos três países, inclusive Israel. A economia permanece estável; os índices e preços não mudam, e isso se deve à orientação do líder supremo e aos esforços de Raisi”, afirmou Mokhber.

Atualmente, o rial iraniano está cotado em 580 mil riais por dólar americano, uma situação agravada pela saída unilateral dos Estados Unidos do acordo nuclear em 2018 e pelos sucessivos ataques a navios no Oriente Médio, atribuídos ao Irã e aos houthis do Iêmen. Esses conflitos se intensificaram após a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza, há sete meses.

Em 20 de maio, equipes de resgate localizaram os corpos de Raisi, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amirabdollahian, e de outros cinco ocupantes do helicóptero em uma área montanhosa no noroeste do Irã.

As eleições presidenciais estão marcadas para 28 de junho, e Mokhber pode se candidatar ao cargo de chefe de Estado. O período de cinco dias para registro de candidaturas começa na próxima quinta-feira, 30 de maio.

Os 290 parlamentares iranianos devem eleger o novo presidente do Parlamento na terça-feira. Hoje foi o primeiro dia de trabalho do novo Parlamento, eleito em março com a menor participação desde a Revolução Islâmica de 1979. Embora o Parlamento iraniano tenha um papel secundário na governança do país, ele pode influenciar a administração presidencial, especialmente em questões como o orçamento anual e outros projetos de lei.

O líder supremo, ayatollah Ali Khamenei, de 85 anos, mantém a última palavra em todos os assuntos importantes do Estado.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima