O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha, esteve nesta terça-feira (10/02) em São Paulo, ocasião em que participou da solenidade de lançamento do Selo Parceiro da Socioeducação, promovido pela Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) – Fundação CASA. O evento foi sediado no Museu Cata-Vento e contou com a participação da presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, e do secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Arthur Lima.
O Selo Parceiro da Socioeducação é uma iniciativa institucional da Fundação CASA que tem como objetivo reconhecer, valorizar e dar visibilidade a pessoas físicas, organizações da sociedade civil, empresas, órgãos públicos e municípios que contribuem, de forma efetiva, para o fortalecimento da política socioeducativa no Estado de São Paulo.
De acordo com a Fundação CASA, o Selo nasce do entendimento de que a socioeducação é uma responsabilidade compartilhada, construída por meio da articulação entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada, com foco na garantia de direitos, na reinserção social e na ampliação de oportunidades para adolescentes e jovens.
O Selo Parceiro da Socioeducação tem como finalidade reconhecer iniciativas que:
– Contribuam para a socioeducação de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;
– Fortaleçam políticas públicas integradas e intersetoriais;
– Gerem impacto social positivo, comprovado e relevante;
– Promovam a cidadania, a inclusão social, a educação, o trabalho, a cultura, o esporte, a saúde e a redução das desigualdades.
Mais do que um reconhecimento simbólico, o Selo busca estimular e consolidar parcerias qualificadas, alinhadas aos princípios da socioeducação e à construção de trajetórias de vida mais dignas e sustentáveis.
As categorias de inscrição são: Governança, voltada para Órgão Público ou Município do Estado de São Paulo; Cooperação, voltada para Organização da Sociedade Civil; e Cidadania, voltada para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
Representando os prefeitos paulistas, Vinicius Camarinha afirmou que trabalha para cuidar das pessoas na cidade de Marília e que sempre apoia iniciativas para a recuperação de jovens infratores.
“Eu perdi um irmão em 2006, vítima de um latrocínio. Eu teria todas as razões de ser um revoltado com qualquer tipo de criminalidade. E eu fui pesquisando muito sobre o comportamento humano, sobre as atua
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, agradeceu ao prefeito Vinicius pela atuação na cidade de Marília. “Vinicius Camarinha, você foi para nós uma referência de atuação municipal, a gente pode perceber que a Prefeitura de Marília acolhe os adolescentes que estão lá em cumprimento nas nossas unidades, e essa mudança de olhar do gestor público é o que impacta e o que transforma. Em seu nome e da sua esposa Tássia, eu quero demais agradecer esse empenho”, afirmou a presidente da Fundação CASA.
Durante a solenidade, o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Arthur Lima, homenageou o prefeito Vinicius Camarinha pela atuação social na gestão municipal. “Aqui eu faço uma singela homenagem, mas muito importante, ao prefeito Camarinha, que vem transformando a cidade de Marília e que é o prefeito que busca desenvolver o aspecto social da cidade. Prefeitos assim transformam, modificam e deixam um legado. Porque o que nós estamos fazendo aqui é passageiro, nós estamos de passagem, como diz o governador. Daqui a pouco, iremos entregar o bastão para o próximo, mas o prefeito Camarinha poderá olhar para trás e dizer ‘Eu não vivi em vão, eu transformei a sociedade a qual eu estava pertencendo’. Prefeito, muito obrigado por seu trabalho”, enalteceu o secretário Arthur Lima.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) é uma entidade vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de São Paulo, com a missão de aplicar medidas socioeducativas em conformidade com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
Atuando em todo o estado de São Paulo, a Fundação CASA atende jovens de 12 a 21 anos incompletos, oferecendo medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semiliberdade, sempre com base nas determinações do Poder Judiciário, de acordo com o ato infracional e a faixa etária do adolescente.
Fotos: Divulgação