A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços iniciam nesta segunda-feira, dia 2 de setembro de 2024, a coleta seletiva dentro do sistema ‘porta a porta’. O serviço essencial dentro do novo modelo de separação dos resíduos contará com a colaboração da cooperativa Recicla Marília, a qual foi habilitada através de chamamento Público. Inicialmente organizadas de catadores de materiais recicláveis. Inicialmente, o centro da cidade e outros 18 bairros principais serão contemplados nesta primeira fase da coleta seletiva. Depois, mais bairros serão incluídos até contemplar toda a cidade.
A coleta ocorrerá em períodos e dias da semana programados. No período diurno, das 7h às 15h20, às segundas e quartas-feiras, serão atendidos os seguintes bairros: Jardim Aeroporto, Novo Horizonte, Altos da Cidade, Santa Gertrudes e Centro; às terças e quintas, JK, Lavínia e Centro e às sextas-feiras, Terras de São Paulo e Terra Verde. Já no período noturno, das 15h20 às 23h40, às segundas e quartas os recicladores vão coletar nos seguintes bairros: Jardim Damasco, Jardim Florença, Jardim Santa Paula, Jardim Acapulco, Jardim Araxá, Centro (grandes geradores de resíduos e condomínios), terças e quintas Campina Verde, Jardim Julieta, Santa Antonieta 3 e Centro, às sextas-feiras, Centro, além de grandes geradores e condomínios também.
O que descartar?
Poderão ser destinados à coleta seletiva (devidamente limpos e secos) papel (jornais, revistas, cadernos, caixas e embalagens, além de papéis não engordurados), plástico (garrafa pet, embalagens de plástico em geral), metal (latas de alumínio e de metal, tampas de garrafa, materiais de aço e ferragens em geral) e vidro (copos, garrafas, potes de perfumes, embalagens de desinfetantes – e no caso dos vidros, o morador deverá proteger o material e identificar na embalagem que trata-se de material cortante, justamente para evitar acidentes com os coletores).
Os moradores dos bairros da primeira fase de implantação da coleta seletiva estão sendo orientados sobre dias e horários para as entregas voluntárias dos materiais recicláveis, separando os itens reaproveitáveis do lixo comum ainda em suas residências. Os recicláveis serão depositados em sacolas separadas em dias alternados ao recolhimento do material orgânico. O recolhimento será por intermédio de caminhão especializado, que passará rua por rua, em dias e horários especificados, tendo o apoio dos coletores que já trabalham na limpeza pública.
Por fim, leia mais O Mariliense