A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, intensifica durante esta semana as ações do Plano Municipal de Enfrentamento ao Sarampo. Devido ao aumento significativo de casos suspeitos de sarampo em Marília e municípios vizinhos, a Secretaria Municipal da Saúde está em estado de alerta máximo para a doença.
Entre as ações previstas estão: reunião on-line, no próximo dia 24/09 (quarta-feira), com as enfermeiras e representantes de todas as unidades de saúde do município para discutir estratégias e apresentar o plano de contingência do Sarampo; envio de ofícios para as agências de Turismo de Marília sobre os riscos da doença; visitas técnicas às entidades e organizações da sociedade civil que atendem estrangeiros e refugiados; e reunião na sexta-feira (dia 26) com representantes dos hospitais e das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para padronização dos fluxos de controle.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode causar complicações graves, principalmente em crianças menores de 5 anos, adultos não vacinados e pessoas com imunidade comprometida.
“O sarampo é altamente transmissível. Uma única pessoa infectada com a doença pode transmitir para cerca de 18 indivíduos. A única forma eficaz de prevenção é a vacinação. A vacina tríplice viral, disponível gratuitamente nas Unidades de Saúde, protege contra sarampo, caxumba e rubéola. É preciso que a população se conscientize sobre os seus riscos de contágio e faça a i
Os principais sintomas do Sarampo incluem: febre alta; manchas vermelhas pelo corpo; tosse; coriza (nariz escorrendo); e conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes).
No total, há 18 casos suspeitos da doença sob investigação pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde. “Todos os casos suspeitos estão sendo devidamente investigados e aguardam confirmação laboratorial. Como medidas preventivas, a nossa Secretaria está intensificando estas ações. Mas, reforçamos a melhor prevenção é a imunização. Por isso, peço que proteja você e sua família: vacine-se. O sarampo pode matar, mas principalmente deve ser evitado”, enfatiza a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, as orientações recomendadas aos pacientes são:
– Caso apresente febre, manchas pelo corpo, tosse, coriza ou conjuntivite, procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima, utilizando-se de máscara de proteção;
– Conferir a sua caderneta vacinal e a de seus familiares. Manter o esquema vacinal em dia é essencial para evitar surtos.
Para mais informações, procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência ou entre contato pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde. Se preferir, as dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (14) 3402-6500.
Fotos: Divulgação