Prefeitura finaliza ação para recolhimento de embalagens de agrotóxicos no distrito de Lácio

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu nesta quarta-feira (6) uma ação especial para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, com o objetivo de garantir a destinação correta desse tipo de resíduo, que exige cuidados específicos por conter material contaminante.

A coleta aconteceu no barracão da Cooperativa Sul Brasil, localizado no distrito de Lácio. Ao entregar as embalagens, os produtores rurais receberam um comprovante da devolução adequada, documento essencial para atender às exigências legais da atividade rural.

Carregando...
Carregando...

A ação foi organizada em parceria com o InPev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), com apoio da Cooperativa Sul Brasil, representada pelo presidente Sílvio Harada, e com participação direta dos vendedores de defensivos agrícolas do município.

Para a devolução, as embalagens estavam limpas (tríplice lavadas), destampadas, separadas por tipo e tamanho, e devidamente contadas. Já as embalagens do tipo “saquinho” foram entregues em sacos próprios para devolução.

Atualmente, Marília não conta com um ponto fixo para esse tipo de devolução. O local mais próximo indicado pelos fornecedores é um barracão em Garça, o que dificulta o acesso dos produtores rurais locais. A ação desta quarta-feira objetivou facilitar esse processo, oferecendo mais comodidade e segurança aos produtores rurais do município.

Pensando em uma solução definitiva, a Prefeitura de Marília doou um terreno à ADAMA (Associação das Distribuidoras de Agrotóxicos de Marília), que já está providenciando a construção de um barracão fixo para o recebimento das embalagens no município.

Para o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Leonardo Mascarin, a ação foi um sucesso. “Os produtores rurais de Marília aderiram ao projeto, mantendo um grande fluxo de movimento ao longo do dia. Posteriormente, o InPev nos enviará um relatório detalhado com a quantidade de produtores atendidos e de embalagens recebidas”.

Ainda de acordo com o secretário, essa coleta emergencial atende a uma necessidade real dos produtores rurais de Marília e demonstra o compromisso do governo do prefeito Vinicius Camarinha com a responsabilidade ambiental no campo.

Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Paraná confirma sétima morte causada por tornados simultâneos

Brasil

Arteris renova concessão da BR-101 entre RJ e ES por R$ 10 bilhões

Marília

EMEF Olímpio Cruz conquista o título dos 1º Jogos Municipais Escolares – Etapa Manhã

Marília

Vinícius autoriza pagamento de emendas para entidades de Marília

Marília

Sesc mostra avanço de obras em Marília e fase final de construção

Brasil

Governo autoriza nomeação de 855 aprovados na 1ª edição do CNU