Prefeitura e Eco Estação preparam instalação de novos ecopontos para coleta seletiva

COLETA SELETIVA
COLETA SELETIVA

A Prefeitura de Marília juntamente com a equipe da Eco Estação preparam a instalação de novas unidades de ecopontos para coleta de recicláveis.

O projeto está previsto na Lei 7851/2015 – Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos -, que orienta o poder público a auxiliar as cooperativas e catadores autônomos de recicláveis, visando promover a coleta seletiva, apoiando famílias baixa-renda e propagando a Educação Ambiental sobre o tema.

Segundo o chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, o projeto cumpre as atuais legislações e promove a inclusão social, além de trazer benefícios ambientais.

“O Projeto Eco Estação tem como meta cumprir nosso Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que prevê o apoio do poder público aos catadores de recicláveis e a instalação de LEVs (Locais de Entregas Voluntárias), em nosso município. O idealizador do projeto é o ativista ambiental Ademar Aparecido de Jesus que, juntamente com sua família, trabalham no segmento de coleta de recicláveis e colaboram com melhorias ambientais. Estamos coordenando o projeto conforme as legislações vigentes, de forma que estes ecopontos sejam levados a todos os bairros de Marília, avançando a coleta seletiva em nossa cidade, que atualmente é realizada por cooperativas de catadores em bairros pontais.”

O idealizador do projeto Eco Estação, Ademar (Dema), relata que é a realização de um sonho que era aguardado há muitos anos.

“Minha família sempre trabalhou nesta área e com muito orgulho sobrevivemos desta atividade digna e de grande impacto ambiental. Reciclar, além de possibilitar o sustento da minha família, ainda colabora para impactos positivos ao meio ambiente, evitando a extração de novos insumos, promovendo, assim, a sustentabilidade em nosso município. Estamos concluindo a produção de duas novas unidades e aguardamos a orientação do Chefe do Meio Ambiente, Cassiano, coordenador do projeto, para identificação dos locais que receberão estes ecopontos. Contamos com a colaboração da população para o descarte correto, e dos empresários para produzirmos novas unidades a serem distribuídas em todos os bairros de Marília.”

Duas unidades do Eco Estação estão instaladas na rua 9 de Julho, próximas ao camelódromo, e duas novas estão em fase final de construção, a serem instaladas em breve, em regiões de grande fluxo e fácil acesso.

Orientações, sugestões e colaborações poderão ser realizadas através do telefone (14) 99689-9101.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM

Veja também...

Rolar para cima