A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, e a CPFL Energia estão desenvolvendo projeto para recuperação de nascente localizada no Jardim Montana 2, no distrito de Padre Nóbrega, zona norte do município.
A ação é uma extensão do “Programa Arborização + Segura”, firmada através de convênio assinada entre as partes, que visa substituir gradativamente espécies inadequadas ao paisagismo urbano, como Mongubas e Sibipirunas, que danificam as estruturas urbanas, como redes de água e esgoto, fiações e calçadas e, além do plantio de nova espécie no local da supressão, a empresa oferece em doação espécies nativas para compensações ambientais, que serão utilizadas no “Projeto Nascentes”, contemplando a recuperação e preservação das nascentes urbanas em Marília.
O secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destaca a importância da parceria com a CPFL Energia:
“Estamos desenvolvendo um trabalho inédito na cidade, que identifica e desenvolve projetos e ações, considerando a necessidade individual de cada uma das nascentes, visando à proteção dos nossos recursos hídricos. Sabemos da importância da água para a existência da vida no planeta e através destas ações oferecemos um meio ambiente mais equilibrado à nossa população, permitindo a preservação deste patrimônio às gerações futuras. Somos gratos à CPFL Energia pela parceria nas melhorias ambientais em nosso município”, disse Vanderlei Dolce.
Nessa quinta-feira, dia 18, a Prefeitura recebeu 115 mudas de espécies nativas variadas, como Cedro do Brejo, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Grumixama, Pau-Brasil, Mutambo, Araçá-Amarelo, Ingá do Brejo, Café de Bugre, Pitanga, Uvaia, dentre outras, que colaborarão para recomposição da mata ciliar e reflorestamento de área de preservação permanente existente no Jardim Montana 2. Além da melhoria na arborização, a recuperação das nascentes visa atrair e preservar a fauna característica da nossa região, preservando o banco genético das espécies.
A ação de plantio será realizada no próximo dia 22, em celebração ao Dia Mundial da Água.
Por fim, leia mais O Mariliense
Fonte: Comunicação PMM