A população de Marília e visitantes percebem os amplos resultados da ação conjunta ‘Marília em Ação – A Prefeitura trabalhando por você!’ lançado pelo prefeito Daniel Alonso (PL) no início de junho de 20024. A meta do chefe do Poder Executivo é zelar e manter a cidade limpa, linda e próspera e, para isso, ação conjunta foi montada e os cronogramas de ações de serviços foram atualizados pelos secretários municipais de Obras Públicas, Limpeza e Serviços, Meio Ambiente, da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília (Codemar), Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) e Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) para atender as expectativas dos moradores e visitantes na cidade que, atualmente, ocupa a 50ª posição de cidade para se viver e com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
Em oito anos de administração pública, o prefeito Daniel Alonso realizou feitos que enaltecem a cidade e fazem dela protagonista do Oeste Paulista. Marília assumiu, desde sua fundação em 1929, um destaque regional, transformando-se na capital da Alta Paulista e, posteriormente, na capital Nacional do Alimento. Tal fato deve-se, em grande medida, por sua posição geográfica (importante entroncamento de meios de comunicação, integrando o sul e o norte do país, por meio da BR 153, bem como o litoral com Mato Grosso e Paraguai, por meio da BR 294), aspecto que levou, inclusive, à criação dos Transportes Aéreos Marília, hoje TAM e, principalmente, pela administração pública focada no bem-estar e segurança da população.
Feitos que fazem da cidade protagonista no Oeste Paulista
Com cronogramas de ações traçados e semanalmente atualizados, os secretários municipais estão focados em manter a limpeza, zeladoria, manutenção e conservação das avenidas e corredores de interligação de bairros e na região central, tudo esse trabalho sob a coordenação do chefe de gabinete, Levi Gomes, e do Procurador-Geral do Município, Dr. Alysson Alex.
“O programa ‘Marília em Ação – A Prefeitura Trabalhando por Você’!’ está zelando e enaltecendo as belezas e a infraestrutura da cidade com limpeza e operação tapa buracos nas ruas, capinação. Poda de árvores de ruas e praças para maior segurança da população. Pinturas e sinalizações para fluidez e segurança no trânsito, ciclofaixas, acessibilidade entre outros serviços como manutenção de reparo de vazamento e manutenção de parques e da cidade para garantir mais lazer aos moradores e visitantes na cidade”, explica Alysson Alex.
Trânsito seguro
E para atender as solicitações e facilitar o fluxo de veículos, Emdurb e Prefeitura Municipal vão fazer a revisão dos locais onde estão localizados os radares, pinturas de solos e semáforos para providenciar o reforço na pintura e sinalização em locais críticos com a ação ‘Trânsito Seguro’ que vai facilitar o ir e vir de todos os marilienses e visitantes com maior segurança.
“Marília possui serviços de ótima excelência nas áreas da educação, da saúde, da segurança pública e com bastante eficiência e dinamismo nos setores do comércio e da indústria. Qualidade de vida, segurança e estabilidade financeira são os principais indicadores da felicidade. Por isso, Marília está na 13ª colocação entre as cidades mais felizes. Com estes dados, não há dúvidas de que morar em Marília é muito agradável”, ressalta o chefe de gabinete, Levi Gomes
Marília está entre as 50 melhores cidades do Brasil em termos de Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH). Veja alguns dados da cidade relacionados à qualidade de vida, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): IDH-M: 0,889 (o que é considerado alto), IDH Renda: 0,885
IDH Longevidade: 0,822, IDH Educação: 0,962, Taxa de Alfabetização: 95,35% e Expectativa de vida (anos): 74,37.
Além disso, o IDL (Índice de Desenvolvimento para Longevidade), desenvolvido pela FGV e o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, apontam que Marília é a 8ª melhor cidade do país para envelhecer.
Referência em Educação
A cidade é um polo estudantil, com três universidades de referência da região: Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e a Universidade de Marília (Unimar), Universidade Estadual Paulista (Unesp). Dessa maneira, destaca-se como referência em saúde. Além destas, o ensino técnico e tecnológico atrai estudantes da região, como a Faculdade de Tecnologia (Fatec).
Estrutura da Saúde
Marília conta com mais de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) para atender os habitantes do município e da região. Por conta disto, a rede municipal de saúde é considerada um exemplo para toda a região.
Existem 5 hospitais públicos, além de atendimentos especiais, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília (Caoim). Ainda, a cidade possui laboratórios e outros serviços particulares.
Cultura
A cidade conta com o Complexo Cultura ‘Braz Alécio’ que engloba o Museu de Paleontologia, o Teatro Municipal e a Galeria de Arte com exposições permanentes e itinerantes, além do Clube do Cinema com exibições de filmes e documentários, além da moderna Biblioteca Municipal. Tudo gratuitamente à população e turistas.
Baixo índice de violência
A segurança é sempre uma grande preocupação quando se escolhe uma cidade para morar. Marília está na 37ª posição como a mais tranquila do estado de São Paulo, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Comparada às outras cidades do país, Marília está em 55ª posição.
Por fim, leia mais O Mariliense