Prefeitura de Marília autoriza início das atividades a pacientes com TEA na AMEI

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, autorizou na manhã desta terça-feira (28) o início das atividades a pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos).

A solenidade da assinatura dessa autorização reuniu várias autoridades, como o vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça (Rogerinho), que representou o prefeito Vinicius Camarinha; os vereadores Danilo da Saúde (presidente da Câmara), Elio Ajeka e Delegado Wilson Damasceno; a secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio; e a -encarregada do Núcleo Neurodivergente, Giórgia Foganholi Marques.

Carregando...
Carregando...

Estiveram presentes ainda os secretários municipais Tadeu Consoni (Planejamento Urbano), Profª. Rosemeire Frazon (Educação), Valéria Cavecci (Esportes, Lazer e Juventude) e Bruno Gaudêncio (Assuntos Estratégicos).

As autoridades foram recepcionadas pela diretoria da AMEI, representada pelo presidente João Aílton Marcato; pelo gestor Levi Carrion e pelo fundador da entidade, Celso Parolisi Filho. Professores, técnicos, alunos e pacientes também marcaram presença.

A Prefeitura investirá R$ 320 mil anuais, iniciando o atendimento a 160 pacientes com TEA na AMEI, através de uma equipe multiprofissional, contando com coordenador técnico/professor, professor de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social.

“Essa parceria tem por objetivo garantir a qualidade de vida e a inclusão social dos usuários atendidos, além de promover o desenvolvimento individual e o bem-estar familiar. Esse investimento fortalece o compromisso do prefeito Vinicius Camarinha com a população, principalmente com as pessoas que mais precisam. A AMEI está de parabéns pelo trabalho e é referência de Marília para todo o país”, afirmou o vice-prefeito Rogerinho.

A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, destacou a importância de mais uma parceria com a AMEI. “A democratização do acesso a cuidados especializados, diagnóstico precoce e apoio adequado são essenciais para o desenvolvimento e autonomia das pessoas com TEA. Só temos que agradecer à AMEI pelo trabalho de excelência que realiza e parabenizar o prefeito Vinicius por autorizar mais esse investimento de R$ 320 mil anuais, permitindo assim o atendimento a 160 pacientes com TEA dentro das instalações da AMEI.”

O presidente da Câmara, Danilo da Saúde, disse que o Legislativo é parceiro da AMEI. “Temos um carinho muito grande por tudo que a AMEI representa para a nossa cidade e terá sempre o apoio da Câmara Municipal. Parabenizo o prefeito Vinicius, o vice Rogerinho e a secretária Paloma por mais esse avanço no atendimento a pacientes com TEA.”

Em nome da AMEI, o gestor Levi Carrion agradeceu à Prefeitura por mais esse convênio. “Hoje Marília dá um grande passo em direção ao futuro, reafirmando o compromisso com a inclusão, com a saúde e com a dignidade humana. O esporte é indispensável na vida da pessoa com deficiência e Marília é uma das primeiras cidades do país a reconhecer isso. A manhã de hoje é um marco na história de Marília, um símbolo de respeito, valorização e igualdade. Que o exemplo da Prefeitura de Marília possa se espalhar para todo o Brasil, mostrando que a inclusão é muito mais que uma palavra, é ação, coragem e amor ao próximo.”

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Justiça Federal e Prefeitura alinham ação com serviços à população em situação de rua

Brasil

Bolsa mantém correção e cai 0,3% nesta quinta

Brasil

Número dos que procuram emprego há mais de 2 anos cai 17,8%, diz IBGE

Marília

Prefeitura autoriza pagamento de emendas para entidades de Marília

Brasil

Ação na Baixada Fluminense contra facção prende vereador em flagrante

Brasil

Governo de SP divulga calendário para pagamento do IPVA de 2026