Prefeitura aumenta em mais de 36% os repasses para entidades assistenciais durante pandemia

A Prefeitura de Marília não deixou as entidades assistenciais do município desamparadas durante a pandemia do novo coronavírus. Muito pelo contrário. No decorrer de 2020 houve um aumento de 36,6% no volume de repasses financeiros para o setor por meio de subvenções.

Entre janeiro e dezembro do ano passado foi repassado o equivalente a R$ 6,8 milhões para 26 entidades assistenciais. Trata-se de um aumento de R$ 1,8 milhão na comparação com 2019, quando R$ 5 milhões foram distribuídos desta forma.

Carregando...

Parte do recurso é oriundo de socorros federais e estaduais, mas verbas próprias do município também ajudaram a compor os empenhos.

Os dados sobre o assunto dados são públicos e estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura.

O chamado terceiro setor, formado por entidades não governamentais, sofreu um impacto importante em decorrência do novo coronavírus.

A quantidade de doações caiu no caso de muitas instituições, que precisam do apoio da sociedade para manter suas atividades sócio-assistenciais.

Para dificultar a situação, houve aumento na demanda em relação aos serviços oferecidos por elas, como consequência da crise financeira provocada pela disseminação do vírus.

O volume repassado pela Prefeitura de Marília para entidades assistenciais por meio de subvenção no ano passado é um dos maiores desde o início da série histórica, com dados disponíveis no canal oficial de informações públicas municipais.

O valor médio de passe foi de R$ 500 mil, com 13 entidades marilienses recebendo mais de R$ 100 mil em subvenção no decorrer de 2020.

Foram atendidas entidades que atuam em várias frentes, com diferentes grupos sociais, desde pessoas com necessidades especiais, asilos, centros comunitários, apoio à criança e adolescente, dependentes químicos, auxílio a pacientes com câncer e outras doenças, população socialmente vulnerável, entre outros.

ENTIDADES

A entidade assistencial que mais recebeu recursos na forma de subvenção da Prefeitura durante o ano passado foi a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Marília, mais de R$ 2 milhões. Em 2019, para comparação, as subvenções ficaram na casa de R$ 1,7 milhão para a mesma entidade.

A Apae Marília oferece ensino infantil, fundamental, programa pedagógico específico para alunos de 15 a 30 anos, além de educação especial para o trabalho.

Na área da saúde, a entidade conta com o Centro de Atendimento à Saúde (CAS), composto pelo Centro de Habilitação Infantil (CHI) e o Centro de Atendimento e Assessoria Interdisciplinar (CAAI).
Na área da Assistência Social, a Apae mantém serviços de proteção social básica e também especial de média complexidade.

Também estão entre as entidades que mais receberam subvenções no ano passado a Associação de Pais e Amigos do Autista – Espaço Potencial Marília (R$ 1,2 milhão), Associação Filantrópica de Marília (R$ 525 mil), Fundação Mansão Ismael (R$ 350 mil), Lar São Vicente de Paula (R$ 350 mil), Associação Casa do Caminho (R$ 314 mil) e Centro Comunitário São Judas Tadeu (R$ 309 mil).

Entre as entidades que receberam mais de R$ 100 mil e menos de R$ 300 mil em subvenção estão Cacam – Centro de Apoio à Criança e Adolescente de Marília (R$ 278 mil), Amei – Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (R$ 216 mil), Associação de Recuperação de Dependentes Químicos (R$ 170 mil), Fumares – Fundação Mariliense de Recuperação Social (R$ 159 mil), Adevimari – Associação dos Deficientes Visuais de Marília (106 mil), além da Sociedade Beneficente e Filosófica Ordem Principio e Luz de Marília (R$ 106 mil).

Por fim leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Esportes

Brasil vence Escócia e marca retorno de Neymar 

Brasil

Alerta do Muralha Paulista leva à prisão de procurado por estupro de vulnerável no Metrô da Barra Funda, na capital

Marília

Prefeitura promove audiência pública para discutir projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2027

Brasil

PM prende 7 criminosos em sítio usado para o tráfico de drogas no interior de São Paulo

Esportes

Suíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita

Marília

Marília sedia audiência pública regional sobre atualizações da NR-1 e impactos na saúde mental dos trabalhadores