Prefeito e equipe técnica comentam a reclassificação de Marília para a Fase Amarela do Plano SP

Reclassificação

O Prefeito Daniel Alonso realizou no final da tarde desta sexta-feira (04) a coletiva semanal para falar sobre as novas ações de flexibilização e controle do Corona Vírus.  E também para comentar sobre a reclassificação da região de Marília para a Fase Amarela do Plano São Paulo. O anúncio da reclassificação foi feito no início da tarde de hoje pelo Governador do Estado, João Dória.

Daniel Alonso fez questão de lembrar que a atual fase Amarela do Plano SP corresponde à antiga fase Verde, já que foi feita uma “calibragem” do projeto inicial do Plano. “É sempre bom ressaltar que Marília e região foram prejudicadas pelo método estadual e critério de números, principalmente durante a sua implantação no mês de junho”, disse.

Ranking

“Mas quando olhamos ainda hoje os números de Marília, fica interessante fazer uma comparação com outras cidades. Marília é a primeira entre as 20 cidades com mais de 100 mil habitantes com menor índice de óbitos do estado de São Paulo”, afirmou o Prefeito, se referindo ao ranking que foi organizado pela Comissão de Estudos Epidemiológicos para Enfrentamento da Covid-19 da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).

“É claro que não estamos comemorando óbitos. Mas estamos comemorando o excelente trabalho que vem sendo feito no enfrentamento a pandemia na nossa cidade. Desde a atenção básica aos hospitais, aos nossos profissionais da saúde e aos protocolos de atendimento e medicação. Até a estrutura, a rede Covid que montamos, as ações, principalmente epidemiológicas, o monitoramento e estudo e todo esse trabalho árduo que é realizado por toda nossa equipe”, disse ainda o Chefe do Executivo.

Reabertura após a reclassificação para a Fase Amarela

Com a reclassificação de Marília, o comércio em geral poderá funcionar oito horas por dia, das 9h às 17h. No entanto, deverá atender com capacidade limitada a 40% da lotação total. O Marília Shopping e o Esmeralda Shopping funcionarão das 12h às 20h, inclusive aos domingos. As praças de alimentação também funcionarão, desde que alocadas em espaços arejados.

Os restaurantes e bares estão autorizados a funcionar por oito horas, podendo utilizar a divisão de turnos, com horários definidos pelos estabelecimentos. Os clubes da cidade também poderão atender por 8 horas.

No caso das academias, será permitido o funcionamento com lotação máxima de 30% e também durante 8 horas por dia. Salões e barbearias deverão fazer agendamento prévio, com hora marcada, exigir o uso de máscaras e ofertar álcool para os clientes.

Está permitido a realização de eventos de pequeno porte e o funcionamento de buffets, inclusive os infantis, desde que não gerem aglomerações.

É preciso manter todas as medidas e protocolos de saúde já orientados antes, como uso de máscaras, o distanciamento social e a utilização de álcool gel em todos os estabelecimentos e serviços. Com a reclassificação, Marília e toda a região da DRS-IX (62 municípios) terão uma flexibilização maior das atividades já a partir deste sábado, dia 5 – a nova quarentena irá até o próximo dia 19.

Testagem

De acordo com os dados apresentados durante a coletiva, pelo supervisor da Vigilância Sanitária, Luciano Vilela, desde o inicio da pandemia já foram realizados 18.576 testes na cidade de Marília.

Até o dia 28 de agosto, foram 6.336 testes sorológicos, 5.560 exames RT-PCR (cotonete) e 6.540 testes rápidos.

Por fim, leia mais em O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Saúde realiza o Pedágio “Novembro Azul e Roxo” para prevenção e conscientização

Brasil

Vagas de aprendizagem no trabalho mantém alta e chegam a 710 mil

Brasil

BC: bandeira de cartão terá de pagar transações em caso de falhas

Brasil

Braskem fecha acordo de R$ 1,2 bilhão por desmoronamentos em Maceió

Marília

Marília tem sessão gratuita do filme “Impacto” na 10ª Mostra de Cinema Chinês

Marília

Mais de 800 atletas participam do Circuito Interior de Jiu Jitsu em Marília