A Junta do Serviço Militar em Marília informa aos jovens nascidos em 2006 que o prazo de inscrições para o alistamento militar obrigatório das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) vai até o dia 30 de junho de 2024.
Conforme informações da Junta Militar (092), são esperadas 1.500 inscrições de jovens e 100 deles devem servir em 2025. Atenção para os documentos necessários para o alistamento: Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de residência ou declaração assinada, além do documento oficial com fotografia (carteira de identidade (RG), carteira de trabalho; carteira profissional).
O alistamento militar deverá ser feito pessoalmente na Junta Militar ou pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Acompanhe a evolução de sua situação Militar acessando www.alistamento.eb.mil.br, caso não consiga visualizar a situação Militar, compareça na Junta Militar, na última semana de JULHO/2024. A Junta Militar ressalta que estar em dia com a documentação é fundamental para que o cidadão não tenha dificuldades ao buscar outros serviços, como a solicitação de passaportes. O não cumprimento das obrigações militares também impede de assumir cargos públicos, mesmo se aprovado em concursos e em matrículas no Ensino Superior, entre outros.
O que é o Serviço Militar?
O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreenderá, na Mobilização de Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional e terá a duração normal de 09 (nove) meses. Todos os brasileiros são obrigados ao Serviço Militar, conforme previsto no Art. 143 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Dispensa
A dispensa pode ocorrer de algumas formas: excesso de contingente gerado pelo próprio sistema eletrônico de alistamento militar, arrimo de família e problemas médicos (após análise da Junta Militar ou comissão de seleção de incorporação)
Após a dispensa, o jovem deve voltar à Junta Militar de Marília na data agendada para participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira e receber seu CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação).
Por fim, leia mais O Mariliense