O Brasil tem 5.042.047 cidadãos com título de eleitor cancelado, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O estado de São Paulo tem 1.366.847.
Na nossa região, ainda de acordo com o TSE, Herculândia registrou 217 títulos cancelados. Em Marília, foram 6.561, uma das cidades com maiores índices. Em Oriente, foram 157 títulos.
Pompeia
Já em Pompeia, o TSE mostra que 465 pessoas tiveram seus títulos cancelados. Atualmente o município tem 16.256 cidadãos aptos a votar.
Dos títulos cancelados em Pompeia, 62% são de homens e 385 de mulher. A faixa etária das pessoas que não votaram no último pleito é a de 25 a 29 anos, com o total de 100.
Quintana
Já em Quintana, que tem 5.324 eleitores aptos para votar, o TSE confirmou ter 143 títulos cancelados, sendo 54% do gênero masculino e 46% do feminino. A faixa etária com maior índice foi a de 25 a 29 anos, com o total de 34.
Sobre o cancelamento
O cancelamento pode ocorrer por diferentes motivos, como deixar de votar ou justificar a ausência às urnas por três eleições consecutivas e não comparecer à revisão do eleitorado. Neste ano, o prazo para regularizar a situação terminou em 19 de maio. Após essa data, os títulos com pendências foram automaticamente cancelados.
Quem estiver nessa situação pode procurar a Justiça Eleitoral para revisar os dados ou solicitar transferência, no caso de mudança de município. O serviço pode ser feito de duas formas: presencialmente, no cartório eleitoral ou posto de atendimento do seu município (com agendamento prévio pelo site do TRE-SP); e online, pelo Autoatendimento ao Eleitor, disponível na página do TRE-SP, na seção “Serviços Eleitorais”.
Para regularizar o título, é preciso apresentar os seguintes documentos: documento oficial de identificação original; comprovante de domicílio (original, digital ou cópia), como conta de água, luz, gás, telefone, ou envelope de correspondência – caso resida com familiares, deve apresentar também documento que comprove vínculo de parentesco; e comprovantes de justificativa, se houver.