Pompeia realiza ações de prevenção a desastres naturais na Zona Rural

Pompeia faz prevenção contra desastres naturais
Pompeia faz prevenção contra desastres naturais

Pompeia tem levado a sério o objetivo de se tornar uma Cidade Resiliente e investe, desde 2017, em um importante trabalho de prevenção a desastres naturais, com ações que visam, principalmente, antecipar os riscos causados por tempestades e longos períodos chuvosos. Apesar da intensidade e frequência das chuvas registradas nos primeiros meses deste ano, o Município segue com estradas acessíveis e transitáveis e pontes sem nenhum dano.

Nem sempre foi assim. Em 2016, a zona rural e urbana de Pompeia sofreu com as chuvas. A cidade registrou a queda de nove pontes e a danificação de seis, sendo 15 ocorrências em janeiro daquele ano. Em dezembro de 2015, um deslizamento de terra foi registrado na zona urbana, a Ponte do Fiori cedeu e permaneceu por diversos dias sem concerto ou acesso provisório. Mas em 2020, uma nova ponte de concreto foi construída no local pela nova administração municipal.

Pompeia integra a Campanha Construindo Cidades Resilientes 2030, iniciativa global liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR), que tem o objetivo de que as cidades se tornem mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo diretamente para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e de outras iniciativas globais, como o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.

Para atingir os objetivos e prevenir os riscos, a Prefeitura de Pompeia conta com equipes capacitadas do Setor de Obras, da Defesa Civil e da Brigada Municipal. Além disso, há uma plataforma online para o registro de ocorrências na Defesa Civil Municipal. De maneira rápida e fácil, o cidadão pode comunicar a situação acessando https://www.pompeia.sp.gov.br/, selecione o menu “Cidadão” na parte superior da tela e em seguida a opção “Registro de Ocorrências”. Basta preencher os campos disponíveis e selecionar o Tipo de Ocorrência. Após o envio, a Defesa Civil receberá a comunicação da ocorrência e irá atuar para resolver a situação de forma eficiente.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima