Pompeia intensifica combate à dengue antes do verão por meio da nebulização

Sob determinação do prefeito Diogo Ceschim (Podemos), do vice-prefeito Carlos Rogério (Novo) e sob a supervisão do Superintendente do Departamento de Higiene e Saúde (DHS), Pompeia reiniciou o combate ativo contra o mosquito Aedes aegypti – proliferador da dengue, por meio da nebulização, em diversas regiões da cidade.

O trabalho já se intensifica antes do verão, momento mais delicado da dengue tradicionalmente, quando o clima une calor e constantes chuvas. A ideia é a prevenção, eliminando os criadouros da dengue antes deste período mais crítico.

Carregando...

Sempre reforçando que a colaboração da população é mais do que essencial, a fim de evitar água parado e para que Pompeia vença essa luta que deve ser constante.

Atualmente, segundo dados do Núcleo de Informações Estratégicas por meio do Painel de Monitoramento, Pompeia tem 1.243 casos de dengue, com infelizmente três óbitos decorrentes de complicações da doença. É fundamental o trabalho antecipado e a colaboração da população para que esses números em 2026 sejam drasticamente reduzidos.

A nebulização

A nebulização é o único meio de eliminar os mosquitos contaminados. Quanto mais imóveis são nebulizados, maior é o êxito em conter a transmissão. A ação elimina apenas os mosquitos adultos, lembrando que, cada fêmea adulta do mosquito pode depositar até 300 larvas no meio aquático. Por isso, é fundamental a ação conjunta: nebulização e eliminação das larvas e criadouros.

Lembrando que o inseticida é apenas stritamente para a eliminação de insetos – Com a observação e o cumprimento adequado das orientações da equipe, não há riscos de intoxicação. Com a mudança de inseticida preconizado pelo Ministério da Saúde, agora o produto é à base de água, com odor mais ameno, sem efeito residual e menor chance de ocasionar manchas no ambiente.

Como a população pode ajudar

As medidas de prevenção à doença são simples, a maioria das pessoas já conhece, mas nunca é demais lembrar: mantenha recipientes, como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados; e não deixe água parada em vidros, potes, pratos, vasos de plantas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos, bambus e buracos de árvores.

 

 

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Região

Pompeia intensifica combate à dengue antes do verão por meio da nebulização

Brasil

Pesquisa identifica nova espécie de inseto que ataca lavouras de cana-de-açúcar

Brasil

Butantan desmente 10 mitos sobre a vacina do HPV

Variedades

Record transmite a Copinha e promete 2026 com futebol na TV o ano inteiro

Variedades

Saiba o resumo da novela Eita Mundo Melhor e o desenrolar da trama

Variedades

HBO Max revive universo de Chespirito com série de Seu Madruga e nova animação do Chapolin