A Prefeitura de Pompeia, por meio do Departamento de Higiene e Saúde (DHS), inaugurou nesta quinta-feira (27/11), a nova sede do *Projeto Vida Saudável* , iniciativa que acolhe, orienta e acompanha pacientes do SUS cujo tratamento da obesidade requer intervenção cirúrgica.
O espaço totalmente revitalizado vai oferecer mais conforto e estrutura para o atendimento, que reúne uma equipe multiprofissional formada por médico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e outros profissionais que acompanham o paciente desde a preparação pré-operatória até o pós-operatório, incluindo a fase de manutenção dos novos hábitos de vida.
Atualmente, o Projeto Vida Saudável atende 65 pacientes, mas com a entrega da nova sede a expectativa é ampliar a capacidade para até 100 atendimentos já neste ano. Desde sua criação, 290 pacientes já passaram pelo projeto, 78 foram preparados para cirurgia e 98 estão em fase pós-operatória, números que demonstram o impacto crescente da iniciativa.
“Um projeto transformador”, afirma a coordenadora Daniela Esteves
Durante a cerimônia, a coordenadora do Projeto Vida Saudável, Daniela Esteves, destacou o caráter humanizado do atendimento e o avanço significativo alcançado pela equipe:
“Aqui o paciente é acolhido. Tratamos cada pessoa com muito amor e muito cuidado. Em sete ou oito meses, já avançamos muito. Este projeto é transformador. Prefeito Diogo, o que você está fazendo é transformador.”
A emoção também marcou o depoimento do paciente Glaison Momesso, que relatou sua experiência com o programa:
“É uma emoção ver esse projeto acontecendo. A equipe vai em casa, me acompanha, fisioterapeuta, psicóloga… É um cuidado que transforma a gente.”
Superintendente do DHS destaca avanços na saúde pública
O Superintendente do Departamento de Higiene e Saúde, Paulo Henrique Barbosa, reforçou a importância do Projeto Vida Saudável e apresentou resultados expressivos alcançados pela gestão na área da saúde.
“Parabenizo e agradeço a todos que trabalharam nessa reforma. Esse é um projeto importantíssimo na saúde pública. Tivemos aumento de quase 30% no atendimento da Atenção Básica. A Vigilância Sanitária e os agentes de endemias eliminaram, só nas últimas três semanas, cerca de 50 mil focos de dengue.”
Paulo Henrique também lembrou os avanços estruturais e financeiros:
“Fizemos o maior investimento da história na Santa Casa de Pompeia, dobrando o repasse financeiro para o hospital. Em 2020, havia debate até sobre fechar a Santa Casa por falta de recursos. Hoje, além de fortalecer o hospital, trouxemos especialistas que antes não existiam: pediatra em Pompeia e Paulópolis, pneumologista, novos convênios. Reorganizamos o DHS para oferecer mais gestão, mais estrutura e melhores serviços. E estamos apenas no primeiro ano de gestão.”
*Prefeito Diogo compartilha experiência pessoal com o tratamento*
O Prefeito Municipal, Diogo Ceschim, ressaltou o compromisso da administração com a promoção da saúde e da qualidade de vida da população.
Ele também fez um relato pessoal, destacando sua própria experiência com a bariátrica.
“Eu também passei por esse procedimento. A cirurgia me devolveu a vontade de trabalhar, a disposição para viver. Foi a melhor decisão que tomei.,” afirmou.
O prefeito também fez questão de agradecer a parceria regional:
“Agradeço publicamente o apoio da DRS de Marília, nossa Diretoria Regional de Saúde, que sempre nos acompanha e nos auxilia em cada passo.”
Nova sede já começa a atender
Após o descerramento da placa inaugural, o público conheceu as novas instalações, que passam a funcionar imediatamente, reforçando o compromisso da Prefeitura de Pompeia e do DHS com o cuidado integral, humanizado e transformador.