PM de SP forma mais de 200 alunos do Curso de Formação de Oficiais

PM de SP forma mais de 200 alunos do Curso de Formação de Oficiais

O Governo de São Paulo ultrapassou nesta sexta-feira (22) a marca de 15,2 mil policiais formados desde o início da atual gestão, entre eles 632 aspirantes a oficiais, com a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO) de 251 alunos. A cerimônia foi realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital.

Carregando...

Presente na cerimônia, o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, relembrou a própria trajetória na corporação ao falar aos novos formandos. “Hoje, quem fala aqui não é apenas o secretário, mas um pai e um avô que um dia também sonhou em vestir essa farda. Foi a persistência, aliada à dedicação, que me trouxe até este momento”, afirmou.

O primeiro colocado da turma, Lucas Eduardo Teodoro, recebeu a espada, símbolo do ingresso ao oficialato, das mãos do secretário. Com nota 9,694, ele também foi homenageado com a medalha Pedro Dias de Campos em reconhecimento ao seu desempenho intelectual ao longo do curso.

Durante a solenidade, a comandante-geral da PM, coronel Glauce Anselmo Cavalli, destacou o significado da espada recebida pelos formandos. “A espada representa muito mais do que um ritual ou um instrumento. Ela simboliza a autoridade para servir com legalidade, justiça e disciplina. Carrega valores, princípios e o peso da responsabilidade pública”, disse.

Depois de 15 anos na corporação, passando pelos postos de soldado, cabo e sargento, Thiago Gonçalves viveu o momento mais aguardado da carreira: a formatura como aspirante a oficial da instituição.

A espada foi entregue pela esposa e pelo filho, que ontem completou seis meses. “Acho que hoje é o melhor dia da minha vida. A gente sonha tanto com esse momento desde que passa por aquele portão. É difícil até explicar em palavras, só quem passa por isso sente”, afirmou o policial.

Thiago foi aprovado no concurso da Academia do Barro Branco em 2023 e iniciou a formação que prepara futuros líderes da PM paulista. Durante o período, teve disciplinas teóricas e práticas nas áreas de segurança pública, direito e gestão. Após seis meses, será promovido a 2° tenente da Polícia Militar.

Atualmente há 2,2 mil vagas em concursos em andamento para a PM e outras 4,2 mil já autorizadas, incluindo 200 vagas para alunos-oficiais.

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

PM de SP apreende mais de 100 tijolos de maconha e cerca de R$ 250 mil em ação contra o tráfico em Guarulhos

Marília

Marília mobiliza comunidade no combate ao trabalho infantil

Brasil

Petrópolis, na região serrana do Rio, terá novo sinal de TV aberta

Marília

Festa Junina da EMEI Arco-Íris promete tradição, diversão e comidas típicas neste domingo na Zona Sul de Marília

Brasil

Polícia Científica conclui laudo sobre explosão de gás em Jaguaré

Marília

Assistência Social e CMDCA capacitam conselheiros tutelares de Marília sobre sistema de informação integrado