Piso da Praça ‘Saturnino de Brito’, a mais antiga da cidade, vai ser trocado em Marília

Para oferecer maior segurança para crianças, idosos e, em especial, deficientes visuais que transitam pela praça mais antiga da cidade, as pedras colocadas uma a uma para compor o piso da praça ‘Saturnino de Brito’, localizada no cruzamento das avenidas Sampaio Vidal com a avenida Rio Branco, em frente ao Paço Municipal, começam a ser retiradas pela Prefeitura de Marília com apoio das Secretarias Municipais de Obras Públicas, Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Limpeza Pública.

As pedras da calçada estavam se soltando a cada lavada serão substituídas por concreto liso e com as devidas sinalizações para acessibilidade e rampas de acesso para facilitar a limpeza e acabar com os acidentes e incidentes (tropeços e quedas com ferimentos) que estavam vitimando pessoas que costumam transitar pelo local.

Conforme informou a corregedoria-geral do Município, Valquíria Galo Febrônio Alves, a troca das pedras pelo concreto liso não só oferece mais segurança como também, garantirá mais qualidade de vida aos frequentadores da praça que homenageia um dos voluntários de Marília que perderam suas vidas durante os combates da Revolução Constitucionalista de 1932. A praça abriga e protege a seringueira mais antiga da cidade.

“A seringueira será iluminada e receberá tratamentos especiais, para evitar a proliferação de pássaros que atualmente se aglomeram na copa e sujam a praça com suas fezes (tornando o local insalubre). A reforma vai devolver a praça à população e tornar mais segura”, garantiu a corregedora-geral do Município.

30 dias de reforma e um novo paisagismo

O secretário municipal de Obras Públicas, engenheiro civil Fábio de Oliveira, explicou que no primeiro momento serão retiradas todas as pedras que compunham a calçada. “Depois vamos aplicar congresso liso em toda a extensão da praça respeitando todas as rampas de acesso tanto de pessoas como de veículos. Haverá aplicação de sinalizações táteis como já realizado na Praça ‘Maria Izabel – São Bento’. O objetivo é oferecer ainda mais segurança a toda a população, facilitar a higienização para que todos desfrutem desse espaço público que conta a história da cidade e sempre foi palco para muitos acontecimentos culturais, sociais e políticos”, ressaltou o secretário municipal de Obras Públicas.

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima