Papa Francisco Criticado por Termo Ofensivo em Reunião sobre Padres Homossexuais

Reportagens da imprensa italiana revelaram que o Papa Francisco usou um termo considerado pejorativo à comunidade LGBT durante uma reunião a portas fechadas com bispos italianos. Ele reiterou que homossexuais não deveriam ser permitidos como padres.

O La Repubblica e o Corriere della Sera, dois dos principais diários da Itália, citaram o Papa dizendo que os seminários estão cheios de “frociaggine”, um termo vulgar em italiano que, em tradução livre, seria equivalente a “bichice”. O Vaticano não respondeu aos pedidos de comentários.

Carregando...

O La Repubblica atribuiu sua reportagem a várias fontes não especificadas, enquanto o Corriere baseou-se em bispos não identificados que sugeriram que o Papa, sendo argentino, pode não ter percebido que o termo é ofensivo em italiano.

O site de fofoca política Dagospia foi o primeiro a publicar sobre o incidente, que teria ocorrido em 20 de maio, durante a abertura da assembleia de quatro dias da Conferência de Bispos Italianos com uma reunião privada com o pontífice.

O Papa Francisco, de 87 anos, tem sido elogiado por adotar uma abordagem mais acolhedora à comunidade LGBT. Em 2013, no início de seu papado, ele afirmou: “Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?”. No ano passado, ele permitiu que padres abençoassem casais do mesmo sexo, provocando uma reação conservadora.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

Correios colocam 21 imóveis à venda em 11 estados

Brasil

Confiança da indústria recua pelo 14º mês consecutivo

Brasil

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Brasil

Governo publica programação do Orçamento em 2026

Brasil

Produção de grãos pode chegar a 353,4 milhões de toneladas

Brasil

Comércio entre Brasil e Reino Unido cresce 10,5% em 2025