Palavras em desuso: o impacto da evolução linguística na eliminação de termos preconceituosos

As palavras têm o poder de influenciar a maneira como vemos o mundo e as pessoas ao nosso redor. Algumas delas, infelizmente, têm uma conotação pejorativa e preconceituosa e, por isso, foram abandonadas com o tempo. Nesta matéria especial, vamos falar sobre algumas dessas palavras e entender por que elas se tornaram inapropriadas.

Negroide

A palavra “negroide” era utilizada para se referir a pessoas negras, mas com uma conotação preconceituosa. O termo sugere que essas pessoas são inferiores ou diferentes de alguma forma, o que é completamente falso e inaceitável. Hoje em dia, a palavra “negro” é a forma correta e respeitosa de se referir a pessoas negras.

Carregando...

Mongoloide

A palavra “mongoloide” era utilizada para se referir a pessoas com síndrome de Down, mas de uma maneira extremamente ofensiva e preconceituosa. Esse termo sugere que essas pessoas são menos inteligentes ou inferiores, o que é completamente falso e desrespeitoso. Atualmente, a forma correta e respeitosa de se referir a pessoas com síndrome de Down é “pessoa com síndrome de Down”.

Cigano

A palavra “cigano” era utilizada para se referir a pessoas de etnia cigana, mas de uma forma preconceituosa e estereotipada. O termo sugere que essas pessoas são trapaceiras ou nômades, o que não é verdade e é extremamente desrespeitoso. Atualmente, a forma correta e respeitosa de se referir a pessoas de etnia cigana é “pessoa de etnia cigana”.

Viado

A palavra “viado” era utilizada para se referir a pessoas homossexuais, mas de uma forma preconceituosa e pejorativa. Esse termo sugere que essas pessoas são inferiores ou diferentes, o que é completamente falso e desrespeitoso. Atualmente, a forma correta e respeitosa de se referir a pessoas homossexuais é “gay” ou “homossexual”.

Índio

A palavra “índio” era utilizada para se referir a pessoas indígenas, mas de uma forma desrespeitosa e equivocada. O termo sugere que essas pessoas são originárias da Índia, o que não é verdade e é completamente inapropriado. Além disso, muitos povos indígenas preferem ser chamados por seus nomes étnicos ou por “povos indígenas”.

Retardado

A palavra “retardado” era utilizada para se referir a pessoas com deficiência intelectual, mas de uma forma preconceituosa e ofensiva. Esse termo sugere que essas pessoas são menos inteligentes ou inferiores, o que é completamente falso e desrespeitoso. Atualmente, a forma correta e respeitosa de se referir a pessoas com deficiência intelectual é “pessoa com deficiência intelectual”.

É importante lembrar que as palavras têm poder e podem causar danos e sofrimento a outras pessoas. Por isso, é fundamental utilizar uma linguagem respeitosa e inclusa.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Esportes

Fluminense inicia Carioca com vitória suada sobre o Madureira

Esportes

Palmeiras vence Santos e garante mais três pontos no Paulistão

Brasil

BC liquida Reag ligada às suspeitas de fraude no Banco Master

Brasil

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Marília

EDUCAÇÃO: Prefeitura convoca inscritos para provas objetivas do Processo Seletivo neste domingo (18) na Faip

Marília

Polícia investiga uso indevido de marca após denúncia de empresário do setor de ovos em Marília