O Mutirão da Limpeza lançado pelo prefeito de Marília Daniel Alonso, através de força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública e com apoio de demais pastas municipais, segue avançando para os bairros. Nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, os serviços foram realizados em nove frentes divididas entre várias partes da cidade.
Na zona Norte, as equipes atenderam as avenidas Benedito Alves Delfino e João Martins Coelho. Na zona Sul, o trabalho foi realizado em ruas do Jardim Parati e nas avenidas Carlos Pavarini e Jesus Montolar, importantes vias que ligam os bairros e o Centro da cidade. Já na zona Oeste, houve limpeza nas vias do Jardim Firenze, Jardim Bandeirantes e em uma praça localizada na avenida Maria Fernandes Cavalari. Na região, o mutirão também retirou lixo descartado irregularmente nas ruas que acabou sendo levado por enxurradas para debaixo dos pontilhões existentes entre a avenida Santo Antônio até a rua Santa Cecília.
“Foram retirados muitos resíduos que poderiam ter sido jogados fora corretamente, principalmente mobiliário e sacos com lixo doméstico. Todo esse lixo pode abrigar insetos que causam doenças e entupir a rede de drenagem, o que contribui para o acontecimento de enchentes na cidade”, alertou o secretário-adjunto de Limpeza Pública e Serviços, Fernando Oliveira Paes.
Crime ambiental
Quando o morador que realizou o descarte irregular de lixo é identificado, os fiscais ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fazem a notificação para que a pessoa ou a empresa responsável realize a limpeza. Quando o pedido não é acatado, uma autuação é expedida de acordo com a Lei Municipal nº 4468/98, que dispõe sobre a proteção e recuperação do meio ambiente. A multa inicial é de R$ 820,00.
A população pode ajudar neste controle denunciando pelos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6000 ramal 6094, do Meio Ambiente, ou em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos fones 3402-6000 ou 0800-7766-111, pelo email ouvidoria@marilia.sp.gov.br, no site marilia.sp.gov/ouvidoria ou ir presencialmente na Rua Quatro de Abril, nº 41, no centro, em horário comercial. Fotos e vídeos podem ser enviados para ajudar aos fiscais na autuação dos infratores.
Descarte certo
O morador que precisar descartar eletrodomésticos, móveis, papelão, plástico e outros resíduos inertes podem utilizar gratuitamente três ecopontos disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Marília.
O Ecoponto Oeste fica localizado na rua Alcides Caliman, número 704, Jardim Califórnia. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábado das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e pneus (dois pneus por CPF diariamente).
Já o Ecoponto Sul é instalado na rua Joaquim Dias, ao lado do Complexo de Trânsito, no bairro Nova Marília. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 11h30. O local recebe r papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil (1/2 m³ ou 10 carriolas) e resíduos de poda ou corte de árvores (até 1m³, que é o mesmo volume de uma caixa d’água de mil litros).
O terceiro é o Ecoponto Norte, fixado na rua Paulino Botelho Vieira, número 643, no Jardim Santa Antonieta. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábado das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e pneus.
Por fim, leia mais O Mariliense