A fase difícil do São Paulo no Campeonato Brasileiro ganhou mais um capítulo neste domingo. Atuando no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, o Tricolor foi superado pelo Mirassol por 3 a 0, em partida válida pela 29ª rodada, em um resultado que aprofunda a crise da equipe paulista. A vitória do Mirassol contou com a “lei do ex”, com o lateral Reinaldo marcando um dos gols, além de tentos de Alesson e Carlos Eduardo.
Com a derrota, a terceira consecutiva, o São Paulo permanece estagnado na oitava colocação da tabela, com 38 pontos, vendo a possibilidade de classificação para a Copa Libertadores se tornar cada vez mais remota. Por outro lado, o Mirassol consolida sua excelente campanha, mantendo-se na quarta posição com 52 pontos e demonstrando força na competição.
O jogo
O Mirassol não demorou a impor seu ritmo. Com apenas 40 segundos de jogo, Reinaldo cruzou rasteiro e Alesson se esticou para cabecear, abrindo o placar e pegando a defesa são-paulina de surpresa. O São Paulo tentou reagir, com Lucas ameaçando em cabeçadas, mas sem grande perigo ao goleiro Walter.
A fragilidade defensiva do Tricolor se evidenciou novamente aos 17 minutos, quando Cristian quase ampliou, parando apenas em uma grande defesa de Rafael. Pouco depois, em nova cabeçada de Alesson, Rafael salvou o São Paulo mais uma vez.
Aos 31 minutos, a situação se complicou ainda mais para os visitantes. Alan Franco cometeu um erro crucial, perdendo a bola para Carlos Eduardo dentro da área e, na sequência, derrubando o atacante. Após revisão do VAR, o árbitro Matheus Delgado Candançan confirmou o pênalti. O experiente Reinaldo, ex-jogador do São Paulo, foi para a cobrança e bateu forte no canto esquerdo, ampliando para 2 a 0 e aplicando a temida “lei do ex”. A única chance real do São Paulo no primeiro tempo veio com Marcos Antônio, que parou em Walter, e Lucas, que estava impedido no rebote.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o São Paulo tentou uma reação. Aos sete minutos, Marcos Antônio encontrou Maik, que cruzou para Tapia finalizar por cima do gol, assustando o Mirassol.
No entanto, a tarde era mesmo do time da casa. Aos 22 minutos, após uma longa checagem do VAR que durou cerca de cinco minutos, um novo pênalti foi assinalado a favor do Mirassol. A bola tocou na mão de Lucas em uma falta cobrada na área. Mesmo com a dúvida sobre a interferência de Danielzinho, que estaria em impedimento, a penalidade foi mantida. Carlos Eduardo cobrou com precisão, selando o 3 a 0 no placar. Nos instantes finais, Rafael ainda evitou um quarto gol do Mirassol, que dominou a partida.
Perspectivas na tabela
Com a vitória, o Mirassol chega a 52 pontos, frutos de 14 vitórias, 10 empates e cinco derrotas, firmando-se na zona de classificação para a Libertadores. O São Paulo, com 38 pontos (10 vitórias, oito empates e 11 derrotas), vê a crise se aprofundar e as chances de alcançar o G-6 diminuírem consideravelmente nesta reta final de temporada.
Próximos confrontos:
Mirassol:
- Sport x Mirassol (30ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 25 de outubro de 2025 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
- Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
São Paulo:
- São Paulo x Bahia (30ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 25 de outubro de 2025 (sábado), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Morumbis, em São Paulo (SP)
FICHA TÉCNICA
MIRASSOL 3 X 0 SÍO PAULO
Competição: Campeonato Brasileiro (29ª rodada)
Local: Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP)
Data: 19 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Arbitragem
- Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Thiaggo Americano Labbes (SC)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões Amarelos:
- Mirassol: Carlos Eduardo, Neto Moura e Yago Felipe
- São Paulo: Enzo Díaz, Ferraresi e Arboleda
Gols:
- Mirassol: Alesson, aos 1′ do 1ºT
- Mirassol: Reinaldo, aos 34′ do 1ºT
- Mirassol: Carlos Eduardo, aos 24′ do 2ºT
MIRASSOL: Walter; Daniel Borges, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura (José Aldo), Danielzinho, Carlos Eduardo (Matheus Bianqui) e Guilherme Marques (Shaylon); Alesson (Yago Felipe) e Cristian (Renato Marques).Técnico: Rafael Guanaes
SÍO PAULO: Rafael; Alan Franco, Arboleda e Ferraresi; Maik (Maílton), Bobadilla, Marcos Antônio (Alisson), Pablo Maia e Enzo Díaz; Tapia (Luciano) e Lucas (Rigoni). Técnico: Hernán Crespo