O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) autuou pelo menos 65 estabelecimentos acusados de praticar preços abusivos. Em uma das ocorrências, um galão de 20 litros de água foi vendido por R$ 80, gerando indignação entre os consumidores.
O órgão recebeu 680 denúncias de diversas partes do estado, das quais 315 foram investigadas. A maioria das reclamações veio de mercados e postos de gasolina, onde dois funcionários acabaram presos. A fiscalização também se estendeu a farmácias, empresas de caminhão-pipa e revendas de gás e água, com denúncias oriundas de cidades como Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Canoas e Alvorada, na Região Metropolitana.
De acordo com o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, o alto número de reclamações motivou a criação de um canal exclusivo para denúncias de preços abusivos. “Percebemos que o consumidor precisa ter um canal rápido para denunciar quando se depara com um produto comercializado acima do preço, ainda mais nesse momento de crise”, afirmou o promotor em comunicado.
As denúncias podem ser feitas através do e-mail precoabusivo@mprs.mp.br , criadas especificamente para que os consumidores possam relatar casos de aumentos injustificados, especialmente após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
Por fim, leia mais O Mariliense