Ministério da Saúde desmente fake news de que a Invermectina é eficaz contra a dengue

Circulam nas redes sociais informações falsas que sugerem que a ivermectina pode ser uma solução eficaz na prevenção e tratamento da dengue. Mensagens compartilhadas afirmam que a ivermectina reduz a carga viral da dengue e impede a contração da doença, mesmo após a picada do mosquito Aedes Aegypt. No entanto, o Ministério da Saúde alerta que tais alegações são falsas.

O órgão ressalta que a ivermectina não é eficaz contra a dengue e recomenda que, ao apresentar sintomas da doença, as pessoas busquem atendimento em unidades de saúde e sigam as orientações dos profissionais de saúde. O Ministério da Saúde ainda reitera que não reconhece qualquer protocolo que indique o uso da ivermectina para o tratamento da dengue.

De acordo com as evidências científicas atuais, não há respaldo para o uso da ivermectina no combate à dengue, uma doença viral.

O tratamento da dengue visa principalmente manter a hidratação adequada e administrar medicamentos para aliviar os sintomas, como febre e dor, uma vez que não há um tratamento antiviral específico para a doença. Vale lembrar que é extremamente importante tomar medidas preventivas, como o uso de repelentes e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes, transmissor da dengue, como formas cruciais de controlar a disseminação da doença.

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Secretaria de Esportes realiza seletiva para categoria de base do futebol feminino

Marília

Tênis de Mesa de Marília conquista 13 medalhas no Paulistão e é premiado entre as melhores equipes de 2024

Marília

Prefeitura realiza cadastro de ambulantes para atuação no Dia de Finados

Marília

Eficaz em parceria com a Unimed promove ação sobre a importância da prevenção do câncer de mama

Marília

Taekwondo de Marília brilha em seletiva e conquista sete medalhas

Brasil

Ensino Médio técnico atrai mais de 22 mil candidatos a professores em processo seletivo da Seduc-SP