Max Verstappen domina treinos em Silverstone, enquanto Williams surpreende com desempenho impressionante

No primeiro dia de treinos livres para o GP da Grã-Bretanha, Max Verstappen mostrou sua superioridade ao conquistar o melhor tempo, mesmo com um incidente envolvendo seu carro nas curvas de alta velocidade características da pista de Silverstone. O piloto da Red Bull foi imbatível tanto em voltas rápidas quanto em simulações de corrida. No entanto, a grande surpresa veio da Williams, com Alex Albon em terceiro lugar e Logan Sergeant em quinto.

Os rivais reconhecem que o ritmo da equipe inglesa parece ser genuíno, embora alguns fatores possam ter contribuído para sua excelente posição. Na temporada atual da Fórmula 1, o pelotão tem se mostrado bastante equilibrado, exceto pela Red Bull e, em particular, Max Verstappen. Portanto, já testemunhamos algumas vezes uma equipe melhorar significativamente e conquistar posições mais altas na classificação, visto que diferenças de apenas dois ou três décimos podem fazer uma grande diferença.

A Williams fez uma atualização no Canadá e, desde então, saiu da parte inferior do grid para competir nas últimas posições do top 10. A tendência é que, a cada corrida, eles compreendam melhor o potencial do seu carro, otimizando seu desempenho.

No entanto, a sexta-feira não foi fácil para equipes que possuem carros superiores à Williams. A Ferrari teve apenas um carro na pista durante a segunda sessão de treinos livres, com Carlos Sainz alcançando a segunda posição, pois Charles Leclerc enfrentou um problema elétrico após apenas quatro voltas.

A Mercedes demonstrou força nas simulações de corrida, mas ambos os pilotos tiveram dificuldades para extrair o máximo do carro em voltas rápidas, resultando em suas posições fora do top 10, a mais de 1 segundo atrás de Verstappen. George Russell e Lewis Hamilton reclamaram da falta de consistência do carro e suspeitam que o vento possa ter afetado o equilíbrio do veículo.

O calor também parece ser um fator desfavorável para as Mercedes, mas isso não será uma preocupação para o restante do fim de semana, já que são esperados períodos chuvosos no sábado e céu encoberto no domingo.

Essas condições climáticas podem alterar a dinâmica da corrida, assim como a análise dos dados coletados na sexta-feira. Vale ressaltar que todas as equipes estão utilizando os novos compostos mais robustos da Pirelli. Em teoria, o desempenho dos pneus é o mesmo, mas sempre há diferenças que uma equipe pode ter se adaptado mais rapidamente do que outras.

A Aston Martin, que deveria estar à frente da Williams, não teve um bom desempenho no primeiro dia de atividades em Silverstone. Tanto em ritmo de classificação quanto de corrida, a equipe enfrentou dificuldades, algo que também ocorreu em outra pista de alta velocidade, na Espanha. A equipe terá muito trabalho pela frente para reverter essa situação antes da classificação, que acontecerá às 11h da manhã deste sábado, pelo horário de Brasília.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima