Marília vai sediar nos dias 22 e 23 de maio o Fórum Intersetorial de Saúde Mental e Valorização da Vida

Marília vai receber entre os dias 22 e 23 de maio, o “Fórum Intersetorial de Saúde Mental e Valorização da Vida: por cuidado em rede, em liberdade e nos territórios”. O evento é organizado pela Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista/Campus Marília), com o Comitê de Valorização da Vida de Marília (CMVV) e o Conselho Municipal de Saúde (COMUS).

O Fórum Intersetorial, que está agendado para o Anfiteatro da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, vai reunir gestores, trabalhadores, usuários, pesquisadores, representantes da sociedade civil e profissionais da área de saúde mental e dos demais grupos envolvidos com a rede intra e intersetorial.  

Carregando...

O objetivo do Fórum é promover o diálogo qualificado sobre os desafios e as potencialidades da atenção psicossocial no município de Marília e região. Alinhado aos princípios da Luta Antimanicomial, da Reforma Psiquiátrica, da   Rede de Atenção Psicossocial e do Sistema Único de Saúde (SUS), o evento propõe a reflexão e construção coletiva de estratégias que fortaleçam o cuidado em liberdade, a intersetorialidade e a valorização da vida nos territórios.

“O aumento dos indicadores de sofrimento psíquico e também de alguns casos graves na cidade, especialmente entre jovens e populações em situação de vulnerabilidade, evidencia a necessidade de fortalecimento das redes de cuidado em saúde mental. A realização de um fórum intersetorial se apresenta como estratégia fundamental para integrar diferentes saberes, setores e políticas públicas; qualificar o debate técnico e político; promover o controle social; e construir respostas territoriais mais efetivas”, ressalta a coordenadora do Comitê de Valorização da Vida de Marília, Adriana Dezotti Batista.

Programação terá mesas temáticas e grupos de trabalho

O evento será estruturado por meio de mesas temáticas e grupos de trabalho, com o intuito de articular a análise de cenário, a reflexão crítica e a construção coletiva de propostas.
No primeiro dia (22), serão realizadas mesas com especialistas e representantes institucionais, exposições seguidas de debate com o público, abordando o panorama epidemiológico e assistencial, a organização da rede, as políticas públicas, o cuidado em liberdade e a prevenção do suicídio.
No segundo dia (23), serão desenvolvidos três Grupos de Trabalho. Os participantes serão distribuídos em eixos temáticos e organizados em grupos, cada um contando com um facilitador e um relator. Em cada grupo, haverá uma discussão coletiva a partir de um caso real de pessoa em sofrimento psíquico, com o objetivo de promover análise crítica e reflexão situada no território.

Após esta etapa, os participantes vão sistematizar propostas de intervenção, articuladas às demandas e desafios identificados. Ao final, cada grupo deverá elaborar uma síntese contemplando: os principais desafios identificados, as propostas de intervenção construídas coletivamente e as recomendações intersetoriais para o fortalecimento do cuidado em rede.

Ao final do segundo dia, será realizada ainda uma plenária final para apresentação das sínteses dos grupos de trabalho.

“Será uma ótima oportunidade de mobilização e produção coletiva de estratégias para o fortalecimento da atenção psicossocial no nosso município, reafirmando o compromisso com o cuidado em liberdade, a defesa da vida e a construção de redes vivas e solidárias”, finaliza a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.

Confira abaixo a programação completa do Fórum Intersetorial:
 
Dia 22/05 (sexta-feira)
 
Credenciamento: às 18h;
– Mesa de abertura;
– Mesa 1: Panorama da saúde mental no território de Marília, das 19h as 20h30;
– Mesa 2: Cuidado em rede, em liberdade e valorização da vida, das 20h45 as 22h15.

Dia 23/05 (sábado)
 
– Grupos de Trabalho com início às 8h30;
– Plenária, às 14h;
– Encerramento, às 16h.
 
Foto: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Nota – Equipe da USF Aeroporto atenderá na USF Novo Horizonte durante reforma

Brasil

PM de SP apreende mais de 100 tijolos de maconha e cerca de R$ 250 mil em ação contra o tráfico em Guarulhos

Marília

Marília mobiliza comunidade no combate ao trabalho infantil

Brasil

Petrópolis, na região serrana do Rio, terá novo sinal de TV aberta

Brasil

Polícia Científica conclui laudo sobre explosão de gás em Jaguaré

Marília

Assistência Social e CMDCA capacitam conselheiros tutelares de Marília sobre sistema de informação integrado