Marília sediou o Seminário “Desenhos de Políticas Públicas de Educação Integral em Tempo Integral em Municípios Paulistas”

Nos dias 26 e 27 de maio (terça e quarta-feira), a Unesp de Marília sediou o Seminário “Desenhos de Políticas Públicas de Educação Integral em Tempo Integral em Municípios Paulistas”. Representantes da Secretaria Municipal de Educação participaram de todo o evento, sendo expositores das mesas e painéis de currículo, gestão e de síntese do evento.
 
O encontro foi organizado pela professora Cláudia da Mota Darós Parente, líder do Grupo de Pesquisa Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE). A abertura do evento contou com a apresentação artística dos alunos da EMEF Professor Paulo Reglus Neves Freire. Sob a orientação dos professores Cláudio Roberto Machado e Silvia Vieira Martins, ambos do 5º ano, as crianças cantaram canções nacionais e recitaram poemas, exaltando a riqueza da cultura brasileira e evidenciando o excelente trabalho pedagógico da instituição.
 
Na ocasião, representantes de diversos municípios da região reuniram-se na Unesp para debater eixos fundamentais para a área, como: gestão escolar; currículo; parcerias intersetoriais; financiamento e jornada docente. Essas frentes guiaram as mesas-redondas, os painéis e as discussões ao longo dos dois dias. Após as exposições e os de

Carregando...
bates mediados pelos professores, os municípios compartilharam suas reflexões sobre o encontro.
 
A fala da professora líder do GAPE sintetizou com precisão o sentimento coletivo de aprendizado “Quando nos debruçamos para comparar os desenhos das políticas públicas e as ações realizadas pelos municípios, abrimos a oportunidade de nos vermos, valorizarmos a nossa história como rede e, corajosamente, avançarmos nos pontos que pensamos ser necessários”, afirmou Cláudia Darós Parente.
 
Em consonância com o pronunciamento de Darós, os representantes de Marília destacaram que o evento promoveu uma rica troca de experiências e fortaleceu a relação entre os municípios. Além disso, surgiram ideias práticas e novas oportunidades para futuras visitas e interações mais profundas.
 
O seminário foi finalizado ao som de música brasileira e com um gesto simbólico: a entrega de mudas de plantas aos participantes. “A ação representou a ideia de que a educação se faz no presente, mas funciona como o plantio de sementes cujo cultivo cuidadoso garantirá, no futuro, a colheita de excelentes frutos”, destacou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.

Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Variedades

Resumos de A Nobreza do Amor: capítulos de 15 a 20 de junho de 2026

Brasil

Rodovias federais registraram 98 mortes no feriado de Corpus Christi

Brasil

Governo de São Paulo forma mais de 1 mil novos policiais militares

Brasil

PM descobre ‘casa bomba’ durante operação contra o crime organizado em Paraisópolis

Marília

Vagas no Mercado de Trabalho para esta terça feira em Marília

Brasil

Polícia e MP de SP fazem operação que apura participação de investigador em plano para matar promotor