Os moradores do bairro Figueirinha, localizado na zona Norte, têm muito o que comemorar! A Unidade de Saúde da Família (USF) foi ampliada, ganhou anexo, sendo totalmente remodelada e nesta segunda-feira, dia 9 de setembro de 2024, aconteceu a solenidade de inauguração, com as presenças do prefeito Daniel Alonso (PL), secretários municipais, servidores municipais e moradores do bairro. A cerimônia contou também com as presenças de autoridades públicas, médicos, enfermeiros, amigos e familiares do médico e professor doutor Nathanael Ribeiro Melo, cirurgião vascular, falecido em 1999, homenageado com a denominação do prédio que abriga as duas unidades de saúde, 1º de Maio e Figueirinha.
Para atender as necessidade dos mais dos mais de sete mil moradores na região, a USF Figueirinha/1º de maio passa a oferecer mais acesso e agilidade com a prestação de serviços realizados por duas equipes médicas, inclusive uma odontológica. A USF ganhou depósito, consultório com banheiro adaptado para acesso de deficientes físicos, rampas de acesso, novo consultório médico, consultório odontológico e todo o prédio foi reformado pela EPC Construções Ltda no prazo estabelecido e monitorado pela Secretarias Municipais de Saúde e de Obras Públicas de Marília.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Gallo, ressaltou que é com grande prazer que participou da inauguração que vai beneficiar milhares de usuários com atendimento de qualidade e processos mais ágeis. “Sou parte integral dessa equipe que passou a entregar para população melhorias que há anos eram esperadas. Trabalhei com o Dr. Nathanael Ribeiro Melo, um médico muito respeitado tecnicamente, que se tornou referência para todos nós que nos dedicamos a cuidar, a acolher e direcionar os melhores tratamentos médicos à população. O nome dele perpetuado aqui fortalece a todos das equipes médicas. Realmente, uma homenagem verdadeiramente merecida”, salientou o secretário de Saúde.
Maior capacidade para atender quem precisa
Para a enfermeira responsável e representante das equipes médicas da USF Figueirinha, Simone Brandão, a USF cresceu para melhor atender a todos que precisam de atendimento médico e odontológico de qualidade. “Nós agradecemos ao prefeito Daniel Alonso por essa conquista e por tornar o atendimento nesta USF mais amplo, de fácil acesso e confortável. Temos infraestrutura suficiente para oferecer mais qualidade e agilidade à população que tanto necessita de orientação e atendimento médico digno”, garantiu.
A médica e professora universitária da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Dra Simone Melo, filha do homenageado, observou que foi inspirada pelo pai e que ele morreu no ano em que formou-se em Medicina. “É muito significativo ter o nome do meu pai numa USF, onde as pessoas procuram por atendimento médico e melhor qualidade de vida. Meu pai morreu em 1999 e deixou um legado, legado esse marcado por sua generosidade e dedicação à saúde. Eu, em nome da minha família, só tenho que agradecer e sinto que ele está muito feliz com essa homenagem”, frisou. Dra Simone compareceu à solenidade de inauguração ao lado do esposo, também médico, Dr Marcelo José de Almeida (que, quando cursou Medicina, foi o último médico-residente do Dr Nathanael Ribeiro Melo).
Investimentos que fazem a diferença
Recebido carinhosamente pela equipe médica e pelos usuários que esperavam por atendimento na USF Figueirinha/ 1º de Maio, o prefeito Daniel Alonso (PL), junto com os convidados, descerrou a placa de inauguração e reforçou que seu trabalho sempre esteve voltado ao bem-estar da população, principalmente com melhorias na saúde e avanços na educação. Todos estes esforços, recentemente, foram premiados e reconhecidos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), pela gestão de excelência realizada em oito anos de trabalho.
“Não é à toa que Marília ganhou destaque nacional justamente por estar entre as melhores cidades do Brasil para se morar e envelhecer. Somos a 14ª cidade com a melhor gestão em saúde, educação e saneamento básico e estamos entre as melhores cidades do Brasil para envelhecer com qualidade de vida. Sempre investimos em atendimento médico para população, campanhas de vacinação e em meus dois mandatos, focamos também em ações para termos o melhor tratamento de água e esgoto de toda a região. O investimento em educação com alimentação saudável para as crianças, uniformes e segurança, também fazem a diferença. E essas informações vindas do IBGE e do instituto DataFolha só comprovam a transparência de nossa gestão. Estamos fazendo a diferença e transformando Marília em uma cidade modelo. Parabéns a todos, em especial, as equipes médicas e de enfermeiros e todos da área da Saúde por contribuírem para esse desenvolvimento da cidade”, concluiu o chefe do Poder Executivo de Marília.
Por fim, leia mais O Mariliense