Marília realizará mobilização em 1º de março no Dia D estadual contra a dengue

força-tarefa contra dengue e a chikungunya

A Prefeitura publicou na edição desta terça-feira, dia 27 de fevereiro de 2024 do Diário Oficial do Município de Marília (edição 3639), o plano de contingência contra as arboviroses. São 64 páginas de um documento que consiste numa ferramenta estratégica para o enfrentamento da epidemia de dengue. “O plano é uma ferramenta estratégica e operativa para controlar uma situação de emergência e minimizar as suas consequências negativas, propondo uma série de procedimentos alternativos ao funcionamento normal de uma situação, buscando garantir a continuidade do funcionamento da organização frente a quaisquer eventualidades, sejam estes materiais ou pessoais, portanto é um plano preventivo, preditivo e reativo”, garantiu o secretário municipal de Saúde e médico Dr Osvaldo Ferioli Pereira.

Conforme salientou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, o plano foi aperfeiçoado por equipe intersetorial, composta por técnicos representantes das áreas de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Zoonoses, Atenção Básica, Urgências, Saúde do Trabalhador e equipe de gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Marília. “O objetivo geral é organizar as atividades de prevenção, controle e assistência das arboviroses, entre elas a dengue, zika e chikungunya, visando reduzir os impactos destas doenças em nossa população, garantindo, ao mesmo tempo, uma resposta solidária, coordenada e articulada entre os integrantes do Sistema Único de Saúde, o SUS”, salientou o chefe do Poder Executivo.

Carregando...

Daniel Alonso informou que, em sintonia com o Governo do Estado de São Paulo e com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Marília estará realizando em 1º de março, sábado próximo, o Dia D estadual contra a dengue. “Cada setor envolvido neste enfrentamento estará realizando ações, que incluirá bloqueios, panfletagem e abordagens de conscientização. A ação em Marília segue a recomendação que recebemos do Centro de Operações de Emergências do Estado de São Paulo, o COE. Dia 1º de março será o Dia D de Mobilização Estadual contra a dengue, com iniciativas de orientação e prevenção”, destacou.

De acordo com os dados da 8ª semana epidemiológica (que compreende os números de 1º de janeiro a 24 de fevereiro de 2024) a cidade possui 1.533 casos confirmados de dengue. Quanto ao Dia D em Marília, os agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias e supervisores estarão orientando a população, inclusive quem estiver sendo atendido nas unidades de saúde independente de qualquer motivo. “Iremos distribuir folders informativos nas escolas, fixar cartazes contra a dengue nos comércio e também continuaremos com as ações já definidas pelo plano de contingência”, comentou a supervisora da Vigilância Ambiental, Vivian Funai.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Brasil

COP30 consolida novo patamar do turismo no Brasil, avalia Sabino

Marília

Secretaria de Esportes realiza treinão de Cross Funcional

Marília

Secretaria da Educação promove formação sobre Inteligência Artificial em parceria com a Unimar

Marília

Identificados os sete detentos mortos em incêndio na Penitenciária de Marília

Marília

Marília é sede da Oficina Regional: “A Vigilância Sanitária no Planejamento Municipal de Saúde”

Brasil

Governos precisaram de R$ 741,3 bilhões para fechar as contas em 2024