Marília participa do seminário estadual com mostra de experiências de Vigilância Socioassistencial

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) realizou, nos dias 11 e 12 de novembro, o Seminário Estadual de Apresentação das Experiências Municipais em Vigilância Socioassistencial, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco. O evento reuniu representantes de diversos municípios paulistas, com o objetivo de promover o compartilhamento de práticas e aprendizados que fortalecem a atuação da Vigilância Socioassistencial nas políticas de assistência social.
 
Representando Marília, participaram as servidoras Marcelli Kulike e Veridiana Aparecida da Silva, ambas do setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
 
A abertura do seminário foi conduzida pela secretária estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, ao lado do coordenador de Gestão do SUAS, Rodrigo Lachi; da diretora de Assistência Social, Tatiane Magalhães; da presidente do Coegemas/SP, Rita de Cássia de Freitas; do presidente do Conseas/SP, Marcio Masella; e da chefe de Divisão da Drads Bauru, Angelita Maria da Costa.
 
A mostra das experiências municipais em Vigilância Socioassistencial integrou o Projeto de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial, iniciativa que busca fortalecer a produção, análise e uso de informações territoriais, contribuindo para o aprimoramento da gestão e do planejamento das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
 
Entre as práticas apresentadas estiveram:
 
“Movimenta SUAS: (Re)Conhecendo os sujeitos e seus territórios”, de Araçatuba;
 
“Conhecendo territórios através dos atores sociais”, de Catanduva;
 
“Estratégias de mapeamento de vazios socioassistenciais para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, de Bauru;
 
“Da informação à ação: relatórios para o monitoramento da rede socioassistencial”, de Leme;
 
“O encontro como mé

Carregando...
Carregando...
todo: reuniões técnicas mensais como estratégia no fortalecimento da Vigilância Socioassistencial”, de Igarapava;
 
“Pensar no futuro implica considerar o presente – ações que transformam”, de Tupã;
 
“Implantação de sistema informatizado no SUAS indaiatubano: passos para o aprimoramento da gestão”, de Indaiatuba;
 
“Censo da população em situação de rua do município de São José do Rio Preto”;
 
“Vigilância Socioassistencial como ferramenta de gestão: diagnóstico territorial e indicadores de Franca/SP”;
 
e “Painel VSA: gestão de dados que transformam a realidade socioassistencial”, de Caçapava.
 
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, destacou a importância da participação de Marília em espaços de troca e aprendizado.
 
“A realização de mostra de experiências de ações bem-sucedidas no Estado contribui para a qualificação dos profissionais e para a melhoria do trabalho executado na secretaria. Por meio de atividades realizadas e atestadas, aprendemos e podemos adequar e trazer para a nossa realidade”, afirmou.
 
Ela também ressaltou que “a presença da equipe técnica da secretaria em espaços de compartilhamento de conhecimentos, habilidades e saberes propicia oportunidades únicas para ampliar o olhar, fortalecer valores e melhorar a qualidade das ações desenvolvidas, além de promover aprendizado mútuo e desenvolvimento. Entendemos que a troca de experiências é essencial para garantir políticas sociais cada vez mais eficazes e humanizadas no município”, concluiu.
 
O prefeito Vinicius Camarinha parabenizou a equipe e reforçou o compromisso da administração municipal com a qualificação contínua dos servidores.
 
“Continuamos com nosso plano de capacitação e desenvolvimento dos servidores municipais, de forma a ampliar as políticas públicas de proteção e garantia de direitos dos munícipes”, finalizou.
 
Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

RIC Ambiental executa obras de revitalização em Estação Elevatória de Esgoto no bairro Maracá

Região

Pompeia gera 579 empregos até setembro de 2025, aponta Novo Caged

Brasil

Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial será pago hoje

Brasil

Bolsa sobe 0,37% e quase volta a bater recorde

Brasil

Aposta de Porto Alegre acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 99 milhões

Brasil

Instituto Histórico e Geográfico do DF sofre invasão e vandalismo