Marília participa do 7º Fórum São Paulo da Longevidade

O Fórum São Paulo da Longevidade, principal encontro nacional dedicado à geração 60+, chegou à sétima edição e foi realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
 
A cerimônia oficial de abertura, realizada na segunda-feira (27), reuniu importantes autoridades e representantes de organismos internacionais. Entre os participantes, estiveram o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; os secretários municipais da Capital: Rodrigo Goulart (Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e Angela Gandra (Relações Internacionais); o deputado federal Gilberto Nascimento, presidente da Frente Parlamentar da Longevidade; o presidente do Fórum São Paulo da Longevidade, Walter Feldman; além do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Cristian Morales Furhimann; e do presidente Centro Internacional de Longevidade (ILC-Brasil), Alexandre Kalache.
 
A secretária de Assistência Social e Cidadania de Marília, Hélide Maria Parrera, e a presidente do COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Marília, Tereza Machado, participaram ativamente dos três dias de informação e debate sobre a geração prateada.
 
A realização da 1ª Conferência Internacional Cidades Amigas do Idoso, promovido em parceria com a Prefeitura de São Paulo, foi um marco na programação do Fórum e o destaque do evento.
 
A conferência reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de organismos internacionais para discutir políticas urbanas, mobilidade, acessibilidade, saúde, habitação e participação social — temas fundamentais para o desenvolvimento de cidades mais justas e preparadas para o envelhecimento populacional.
 
A presidente do COMDIM, Tereza Machado, ressaltou que longevidade não significa apenas viver mais, mas viver com qualidade. “Essa geração está experimentando uma verda

deira expansão da vida ativa, o que exige do poder público uma nova postura e políticas públicas que atendam às demandas que têm surgido. A participação no Fórum nos fornece instrumentos para entendermos e lidarmos melhor com esta nova realizada,” finalizou.
 
“No cenário global de envelhecimento populacional, a criação de cidades amigas do idoso se torna prioridade para garantir qualidade de vida e inclusão social para os longevos. A conferência destacou a importância de cidades como protagonistas em políticas e ações que respeitem e valorizem a crescente população idosa,” salientou Hélide Parrera.
 
No Brasil, o IBGE calcula que já são mais de 34 milhões de pessoas acima de 60 anos, equivalente a 16% da população. E esse número deve dobrar até 2050. A expectativa de vida no país, hoje, é de 76 anos, quase 20 anos a mais do que na década de 1970.
 
A secretária continuou explanando sobre o aumento da expectativa de vida, ratificando que o envelhecimento no Brasil é marcado por desigualdades: enquanto alguns desfrutam autonomia, saúde e oportunidades, milhões enfrentam vulnerabilidade social e dificuldades de acesso a serviços básicos.
 
“Recentemente realizamos a Primeira Jornada da Longevidade em Marília e confirmamos que é preciso transformar a longevidade em eixo estratégico que supere a visão do idoso como sendo um peso e reconhecê-lo como um ativo vital para a inovação, a coesão intergeracional e a construção de futuros sustentáveis para que o envelhecimento deixe de ser o fim de uma jornada para se tornar um novo ciclo de contribuição”, pontuou Hélide Parrera. “Com orientação do prefeito Vinicius Camarinham, continuaremos investindo em capacitação, conhecimento e formação para que nossa gestão atue em todas as frentes para atender a população com dignidade e respeito,” finalizou a secretária Hélide.
 
Fotos: Divulgação

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

1ª Feira Municipal de Robótica Tecno Kids será realizada, nesta sexta (31), no Ginásio Neusa Galleti

Região

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDRU) tem primeira reunião em Pompeia

Região

Prefeito Diogo deve entregar cestas de Natal para servidores públicos municipais

Marília

Marília participa do 7º Fórum São Paulo da Longevidade

Brasil

Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

Brasil

BMG vai ressarcir cobranças indevidas de empréstimos para aposentados