Na última quarta-feira (29) uma nova unidade de Ecoponto para coleta de materiais recicláveis foi inaugurada, ampliando o projeto que agora conta com 12 unidades à disposição da população para entrega voluntária de materiais recicláveis, colaborando com os cuidados ambientais e incluindo socialmente catadores da nossa cidade. A ação foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Marília e a Unimed, em cumprimento às legislações ambientais vigentes.
O Secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, destaca a importância da ação e agradece o apoio da Unimed e dos catadores neste projeto que iniciou a coleta seletiva na cidade:
“Marília destaca-se pela população participativa, que vem desempenhando papel fundamental para o sucesso dos projetos ambientais desenvolvidos na cidade. Vários plantios de árvores estão sendo realizados com apoio dos moradores próximos a áreas verdes. Nascentes estão sendo protegidas, com indicação e participação da população. O Projeto EcoEstação para coleta de recicláveis só se tornou sucesso, graças à grande participação dos moradores que estão entendendo a finalidade socioambiental da ação, e entregam voluntariamente toneladas de recicláveis por mês nestes locais. Inauguramos a 12ª unidade nesta data, com grande apoio e parceria da Unimed, e acreditamos que outras empresas apoiarão esta modalidade que iniciou a coleta seletiva em nossa cidade”, disse.
O Prefeito Daniel Alonso agradeceu a colaboração dos envolvidos, e explica os resultados já alcançados até o momento. “Saímos das últimas incômodas colocações do Programa Município Verde Azul, que avalia a gestão ambiental dos municípios paulistas, para a conquista da certificação de qualificação ambiental, demonstrando o avanço sustentável em nossa cidade. Nenhuma ação ou compra é realizada sem pensarmos nos impactos ao meio ambiente. Marília ocupa uma posição de destaque no Estado de São Paulo devido ao empenho da nossa gestão ambiental, que atua com profissionais altamente qualificados, e, principalmente, pela participação popular que vem demonstrando grande apoio através de ações que estão recuperando áreas públicas que sofriam descartes, e hoje estão se tornando bosques e locais de lazer em benefício dos próprios moradores. Estes esforços já apresentam excelentes resultados ambientais, e permitirão que as gerações futuras recebam uma cidade sadia e em equilíbrio”, finaliza o chefe do executivo.
Por fim, leia mais O Mariliense