O Poder Público está promovendo a troca da rede elétrica da pista de cooper na Avenida das Esmeraldas, na zona Leste da cidade, para um sistema subterrâneo. A ação visa conter a onda de furtos de fios que deixou trechos da pista escuros e a cidade mais vulnerável.
Desde o início da semana, os servidores estão trabalhando intensamente para enterrar a nova rede elétrica, na tentativa de evitar novos furtos e garantir a iluminação pública. No entanto, essa medida suscita questionamentos sobre sua eficácia a longo prazo e se é realmente a solução ideal para o problema.
“Furtaram cerca de 80% da fiação elétrica, causando um grande prejuízo para o município e, consequentemente, para a população. Os fios furtados abasteciam os postes da pista de cooper. Registramos o caso na Delegacia de Polícia Civil e agora contamos com a cooperação da população para denunciar suspeitos mexendo na rede elétrica”, explicou Fábio Alves de Oliveira, secretário municipal de Obras Públicas.
O secretário destacou que, além das ações tomadas pela prefeitura, é essencial que a população participe ativamente na vigilância da cidade. “Para evitar novos furtos, estamos enterrando cerca de 1.200 metros de fiação na avenida Esmeraldas. Peço que, caso alguém flagre suspeitos mexendo nos fios ou vandalizando o patrimônio público, denuncie através da Ouvidoria Municipal”, solicitou.
Canais de Denúncia:
- Telefones: (14) 3402-6000 (Opção 10) e 0800-7766-111
A iniciativa, embora bem-intencionada, levanta a questão de sua durabilidade e se outras medidas complementares não seriam mais eficazes em assegurar a proteção da infraestrutura pública e a segurança dos cidadãos, os quais estão diariamente expostos com a falta de iluminação na Avenida mais querida da cidade.
Por fim, leia mais O Mariliense