Marília e Oriente somam forças para recuperar mata ciliar em nascente entre os municípios

NASCENTE

Atendendo ofício encaminhado pelo chefe do Executivo de Marília, Daniel Alonso, o município de Oriente, representado pelo prefeito Geraldo Matheus Moris, enviou equipe técnica para participar do plantio de mata ciliar em nascente existente entre os municípios, no Jardim Montana 2, distrito de Padre Nóbrega, zona norte da cidade.

A ação visa ampliar o “Projeto Nascentes” em área urbana de Marília, preservando os recursos hídricos para a atual e futuras gerações. Esta nascente selecionada encontra-se nas proximidades limítrofes entre os municípios e, além da preservação dos recursos hídricos, objetiva a atração da fauna regional ao local, preservando o banco genético das espécies.

O prefeito Daniel Alonso relata a importância desta parceria entre os municípios vizinhos.

“Preservar o meio ambiente é permitir a continuidade da vida em nosso planeta. Assim, toda e qualquer ação ambiental necessita de apoio incondicional do poder público, e somar forças melhora consideravelmente os resultados destas ações, onde teremos um impacto positivo à qualidade de vida da população regional, e um ecossistema em equilíbrio. Agradecemos ao prefeito de Oriente, Geraldo Matheus Moris, por nos atender e participar desta ação de recuperação de nascente através do plantio de mata ciliar em Área de Preservação Permanente, localizada na divisa entre os dois municípios. Estamos de portas abertas aos demais municípios vizinhos que desejarem realizar ações semelhantes, visando melhorias que causem impactos ambientais positivos a toda região.”

O secretario do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, lembra que esta parceria está prevista em Lei Municipal, sob nº 7.833/15, que autoriza ações em conjunto, visando melhorias na Gestão Ambiental entre os municípios.

“Oriente sempre nos tem agraciado com participações em projetos que melhorem o meio ambiente regional e promovam a sustentabilidade entre as cidades. Ano a ano, desenvolvemos ações que colaboram para melhorias ambientais nesta importante região que limita os municípios de Marília e Oriente, visando o aumento da vegetação regional, preservação dos recursos hídricos e proteção da fauna silvestre. Temos legislação que nos autoriza essas ações, tamanha a importância destes trabalhos desenvolvidos entre os municípios, através da Gestão Ambiental. Acreditamos que os impactos futuros serão excelentes para toda região envolvida, uma vez que estamos melhorando a saúde da população, através da qualidade do ar, e protegendo nossos recursos naturais, mantendo o equilíbrio ambiental, permitindo a preservação da água, da flora e da fauna regional.”

As ações ambientais estão sendo desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), e tem sua educação ambiental realizada através da Secretaria da Educação.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Fonte: Comunicação PMM

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Pizza Solidária vai arrecadar fundos para a EMEI Criança Feliz em parceria com a JP Pizzaria

Marília

Atletas de Marília conquistam medalhas e vaga para representar São Paulo no Brasileiro de Karatê

Variedades

Êta Mundo Melhor: os resumos dos capítulos desta semana

Variedades

Vale Tudo: os resumos dos capítulos desta semana

Região

Herculândia se antecipa e paga metade do 13º salário para servidores públicos

Região

Saúde divulga resultados de pesquisa de satisfação realizada em Pompeia