Marília é eleita a 14ª cidade mais eficiente do Brasil, em ranking da Folha de S. Paulo, e 6ª de todo o Estado de São Paulo

Foto: Divulgação

Ranking de eficiência do jornal Folha de S. Paulo elegeu Marília a 14ª cidade mais eficiente de todo o Brasil. Divulgado em reportagem especial na edição desta terça-feira, dia 3 de setembro de 2024, o resultado do estudo criterioso mostra que a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade é a 6ª do Estado de São Paulo quando o assunto é serviços públicos de qualidade, como educação, saneamento e saúde. “Setembro chegou e com ele uma ótima notícia para todos nós marilienses! Prova dos nossos esforços, que a nossa gestão é eficiente, com mais entrega de saúde e garantia de serviços essenciais para toda a população. Somos a 14ª cidade mais eficiente de todo o território nacional, conforme o criterioso ranking do jornal Folha de S. Paulo que mostra os Municípios que fazem mais com menos”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.

O trabalho da Folha de S. Paulo revela que apenas 163 municípios (3% do total) podem ser considerados eficientes e Marília está nesta lista. Os  outros 3.591 (68%) Municípios apresentam alguma eficiência e 1.450 cidades (27,5%) foram avaliadas com pouca eficiência. ‘Ranking de eficiência mostra cidades que fazem mais gastando menos’, é a manchete do maior jornal de circulação diária do Brasil. “E Marília, para nossa alegria, é uma das poucas cidades do Brasil que fazem mais com menos. Temos que comemorar esta conquista e compartilho este mérito com todos os servidores municipais e com toda a nossa população”, destacou o chefe do Poder Executivo. O levantamento da Folha de S. Paulo – que está na íntegra na edição desta terça-feira, dia 3 de setembro de 2024 – cobriu 5.276 Municípios, ou seja, 95% das cidades brasileiras. As que ficaram de fora não continham dados consistentes.

“O Estado de São Paulo também agrupa 8 das 10 melhores mesorregiões do país. São cidades em torno de centros urbanos maiores, como Marília, Ribeirão Preto, Araçatuba, Presidente Prudente e Araraquara, entre outros”, citou a reportagem. Marília tem 100% das crianças em idade escolar matriculadas e trata quase 100% de todo o esgoto produzido no Município (o índice da Folha aponta que é tratado 97% dos resíduos líquidos). “Temos mais de 6 médicos a cada mil habitantes, o que comprova que a rede básica de saúde é uma das melhores do Brasil”, informou o prefeito Daniel Alonso. Bauru, por exemplo, aparece na 818 posição deste mesmo ranking e na cidade localizada a 100 quilômetros de Marília são 2,89 médicos a cada grupo de mil moradores.

“O levantamento da Folha analisou os serviços de saúde, saneamento e educação. Isso comprova que nosso trabalho, o trabalho de todos os nossos secretários e de todos os nossos servidores por uma cidade cada vez melhor está dando ótimos resultados. Obrigado a todos por construírem Marília, uma terra de gigantes!”, afirmou o prefeito Daniel Alonso. A ferramenta do índice permite fazer recortes analíticos e comparações. Quando se aplica o recorte de cidades com número de habitantes entre 200 mil a 500 mil, Marília passa a ocupar o 4º lugar nacional.

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima