A cada dia a cidade de Marília supera novos desafios e segue em frente – há 92 anos comemorados no dia 4 de abril – promovendo o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Marília é o 26º município mais desenvolvido entre os 645 municípios paulistas e ocupa a 37ª colocação em nível nacional. Para manter esse ritmo e subir no ranking de desenvolvimento é preciso muito trabalho sério e comprometimento com a causa pública.
Por meio de uma gestão que prioriza políticas públicas voltadas para melhoria da qualidade de vida da população, a cidade tem muito o que comemorar nesses 92 anos de vida. Mesmo dentro de um cenário mundial de tragédia humanitária, a administração municipal mostra que com trabalho e seriedade a cidade vem conseguindo superar as adversidades. A fórmula dessa receita de sucesso, segundo o prefeito Daniel Alonso, é a união de esforços e o uso eficiente do dinheiro público, o que é dever de todos.
“Nesses 92 anos de história nossa cidade se tornou cada dia mais próspera. Esse é o nosso objetivo maior: trabalhar para que Marília seja cada dia mais uma cidade diferenciada, feliz, com acesso a saúde, melhoria da qualidade de vida e oportunidade para todos. Vamos continuar perseguindo nosso objetivo de fazer de Marília uma cidade que supera, sempre!”, declara o prefeito.
Mesmo diante de tantas dificuldades dentro e fora do país, ainda assim, a gestão pública nos últimos quatro anos elevou Marília a um patamar nunca antes alcançado. O enfrentamento da pandemia, com a tomada de decisão na hora certa em várias frentes, desde as equipes da linha de frente que foram preparadas para atender aos pacientes, a adoção de medidas de restrição em momentos pontuais e mais críticos, levaram a cidade a integrar a lista daquelas que registram o menor índice de mortes no Estado.
“Equipes treinadas e dispostas a encarar o desafio, testagem em massa, estrutura das unidades de referência no tratamento da Covid19 desde a atenção primária, abertura de mais de 300 leitos (UTI e Enfermaria) e a agilidade na vacinação da população, foram fatores decisivos para encararmos esse desafio tão grande. A lição que fica é que apesar da dor e do luto daqueles que perdemos, precisamos ser fortes e resistir, trabalhando para o bem maior”, resume o chefe do Executivo.
A rede municipal de Saúde oferece uma complexa estrutura de atendimento à população com 39 Unidades de Saúde da Família, 12 Unidades Básicas de Saúde, uma policlínica e dois Pronto Atendimentos. Somados à dedicação dos profissionais da rede de saúde municipal e o empenho da gestão em buscar verbas, mais vagas e, agora, a adesão ao consórcio de municípios para a compra de vacinas, Marília vem superando essa pandemia.
Para o prefeito, comemorar 92 anos do município tem um sabor especial, principalmente pelos avanços que sua administração vem conseguindo alcançar. A concretização de obras importantes e históricas, em setores essenciais para os cidadãos, como a inauguração das ETEs das Bacias do Palmital, Pombo e Barbosa – quebrando um tabu de quase 30 anos, foi um marco inegável do seu trabalho à frente da gestão pública. O abastecimento de água ganhou o reforço de 12 novos poços, obras que significaram o aumento da oferta de água em mais de 420 mil litros por hora em todas as regiões da cidade.
Olhando para infraestrutura urbana, a Prefeitura instituiu o Programa Asfalto Novo, que aplicou recursos na pavimentação e recape de mais de 100 ruas entre 2017 e 2020. Junto com a melhoria no pavimento veio a nova iluminação pública com a instalação de 3 mil novos postes de LED, trazendo economia para os cofres públicos e mais segurança para todos.
Os investimentos em mobilidade urbana em Marília com novos semáforos, reestruturação de vias e sistemas viários, além das campanhas de educação no trânsito que ajudaram a reduzir em mais de 70% o número de mortes e acidentes nas vias públicas, são outros exemplos do que os moradores da cidade irão conferir nas peças desta campanha de aniversário.
A educação é outro motivo de orgulho do povo de Marília. A rede de ensino registrou um salto de qualidade nos últimos quatro anos. O desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ficou em 7,2 em 2019, pontuação acima da meta de 7,0 fixada para aquele ano e equivalente à meta de 2021. Ao todo, 11 escolas foram reformadas e cinco novas unidades entregues onde, todos os dias, são servidas mais de 60 mil refeições para 20 mil crianças. A distribuição de novos uniformes, kits escolares, mochilas e tênis foi uma inovação histórica em Marília.
A Prefeitura entende que para resolver os problemas da cidade, mesmo enfrentando déficit nas contas públicas, é preciso trabalho e muita dedicação em todas as frentes que envolvem os cuidados com a população e infraestrutura do município. Então, aproveite para conhecer um pouco mais da cidade que é a Capital Nacional do Alimento, mas também da força, da coragem, da superação e que não para de crescer.
“Tudo que fizemos e que ainda vamos fazer por Marília junto com o vice-prefeito Cícero do Ceasa e a Câmara de Vereadores ficará como legado para as próximas gerações. Nosso trabalho continua focado no desenvolvimento da cidade nas mais diversas áreas, gerando novas oportunidades para todos que escolheram Marília para viver e criar seus filhos, nossos futuros cidadãos. O trabalho nunca acaba, mas amamos o que fazemos”, finaliza Daniel Alonso.
Por fim, leia mais O Mariliense
Fonte: Comunicação PMM