Após assinar o Decreto nº 14.788 no dia 24 de setembro de 2025, que invalida
todo o processo de licitação de Concorrência Pública nº 013/2022 e, por consequência, o Contrato de Concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário com a empresa RIC Ambiental, vencedora do certame, o prefeito Vinicius Camarinha esteve nesta segunda-feira (6 de outubro) reunido com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, na sede da Secretaria, na Capital paulista. O chefe de Gabinete, Rafael Takamitsu, acompanhou o prefeito na reunião.
Durante o encontro, a Prefeitura de Marília firmou parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para estruturação de projeto em parceria com o Banco Mundial para resolver a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Marília. O prefeito Vinicius Camarinha aderiu ao programa UniversalizaSP, que tem como objetivo antecipar as metas de universalização do Novo Marco do Saneamento Básico, por meio de apoio técnico aos municípios.
O programa tem como meta atrair investimento privado e impulsionar a expansão da infraestrutura, por meio de um modelo que priorize eficiência e preços acessíveis. Entre outras ações, o programa oferece: Modelos societários e contratuais (Concessões e Parcerias Público-Privadas), Matriz de risco para a prestação do serviço, Avaliação do arcabouço jurídico vigente, Estrutura de governança e gestão, Mapeamento de receitas acessórias, Modelos regulatórios, entre outras medidas.
De acordo com o prefeito Vinicius Camarinha, a parceria com o Governo de São Paulo é uma boa notícia para o saneamento de Marília no caso do DAEM – Departamento de Água e Esgoto de Marília. “A reunião com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, cuja pasta é responsável pelo saneamento do Estado, vai nos auxiliar a estruturar um projeto para apresentarmos ao Banco Mundial, para definitivamente estabelecermos metas e valores adequados a nossa cidade de Marília e fazer justiça com os valores do nosso DAEM. Assim, vamos conseguir recursos para investir na melhoria da cidade e da vida da população”, explicou o prefeito. Ainda segundo Vinicius Camarinha, com seriedade e responsabilidade Marília vai executar bons projetos.
Para a secretária Natália Resende, a parceria será um marco para o saneamento e para o investimento que o poder público quer levar para as pessoas. “Queremos dar qualidade aos serviços de saneamento. A cidade já é referência e queremos estudar com vocês o que faz sentido. O que importa para nós é que as pessoas tenham água, esgoto, segurança hídrica, por isso que fico feliz em assinar agora essa parceria para trabalharmos juntos”.