O prefeito Vinicius Camarinha participou de reunião com a diretoria do Sesc (Serviço Social do Comércio), que está realizando obras para entregar a unidade de Marília. O encontro online, realizado nesta terça-feira (14), reuniu o diretor regional do Sesc em São Paulo, Luiz Galina, e o presidente do Sincomércio Marília, Pedro Pavão.
A inauguração da unidade de Marília deve acontecer até maio de 2026 e prevê cerca de 200 contratações, sendo 150 empregos diretos e de 40 a 50 terceirizados em serviços como vigilância e limpeza.
De acordo com informações transmitidas durante a reunião, as contratações vão ocorrer todas de forma online e em procedimento técnico de seleção – o processo segue regras rígidas de controle. A Prefeitura e o Sindicato vão auxiliar na divulgação.
Este foi o primeiro contato do diretor com o prefeito Vinicius Camarinha e marca a aproximação para entrega e movimentação da unidade. Luiz Galina informou que a obra segue dentro do prazo. Além das contratações, o Sesc já iniciou a compra de móveis e equipamentos. “É tudo de primeira linha”, destacou o diretor. A equipe técnica do Sesc acompanhou Galina na reunião online e informou que a obra atingiu 60% e está ‘praticamente fechada’. Ou seja, em breve vão faltar apenas serviços internos e de acabamento.
Para o prefeito Vinicius Camarinha, inaugurar o Sesc em Marília é motivo de orgulho para a cidade. “Estou muito feliz com o Sesc, contem com a Prefeitura para grandes parcerias. Já estive na obra em março e me interessa muito retornar para uma visita com o diretor”, afirmou o prefeito. “Ainda no meu primeiro mandato doamos a área para a construção dessa unidade. Agora, a obra caminha para sua última etapa visando sua inauguração, num investimento de cerca de 150 milhões de reais. Isso nos enche de orgulho”, destacou Vinicius Camarinha.
O prefeito de Marília destacou ainda que seu governo é de reconstrução. “Temos credibilidade com os governos Estadual e Federal, com deputados estaduais e com o Congresso Nacional. E também dialogamos com a iniciativa privada em busca de investimentos e de melhorias para a população. A inauguração do Sesc Marília vai representar um salto na oferta de cultura, lazer e empregos para a população, trazendo mais desenvolvimento para nossa cidade”.
O Sesc Marília ocupa área nobre de 62.239 m², no entroncamento das ruas Pedro Seren e Antonio Galina, ao lado da Via Expressa Sampaio Vidal. Serão 17.238 metros quadrados de área construída com teatro para 217 pessoas, clínica odontológica, conjunto aquático com piscina semiolímpica, recreativa e infantil, ginásio, minicampo, quadra de areia, área de convivência e exposições, espaço de tecnologia e artes, biblioteca, turismo social, ginástica multifuncional, comedoria/lanchonete, entre outras atividades.
O prédio é sustentável, com aquecimento de água através de placas solares e sistema fotovoltaico de geração de energia, estação de tratamento do esgoto, iluminação de LED e recuperação ambiental de área de preservação permanente. Tudo com uma visão panorâmica para um vale.
O Sesc Marília prevê receber entre 1.500 e 2.000 pessoas por dia, com atrações para todas as idades. A lista vai de bebês a idosos. Todos os cidadãos de Marília e região terão acesso a shows, biblioteca, exposições e mais atrações.
Conquista histórica
Em 1979, a Prefeitura doou uma área no Jardim Tropical para que o Sesc construísse seu centro cultural e desportivo. Em 2011, houve a troca do terreno para o Jardim Portal do Sol. Porém, apenas em fevereiro de 2014, na primeira gestão do prefeito Vinicius Camarinha, que o Município oficializou a doação à Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo) da escritura do terreno onde está sendo construída a unidade do Sesc na cidade – o que finalmente viabilizou a construção.
À época, o prefeito Vinicius efetivou a doação em encontro que contou com a presença do presidente da Federação do Comércio, Abram Szajman, e do presidente do Sincomércio Marília, Pedro Pavão, na sede da Fecomercio, em São Paulo.
Já em 2013, a Prefeitura realizou o plantio de 3.500 mudas de árvore ao lado do terreno do Sesc. Parte da área é de preservação ambiental e esse plantio durante a primeira gestão do prefeito Vinicius Camarinha colocou fim a um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, firmado junto ao Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais.
Para o prefeito Vinicius Camarinha, Marília encerrar a construção do Sesc é uma conquista histórica. “No primeiro semestre de 2026 vamos quebrar mais esse tabu, vendo um sonho se transformar em realidade, e temos muito orgulho de termos iniciado concretamente esse processo”.