De acordo com projeções divulgadas pela imprensa da França, Emmanuel Macron está reeleito após vencer o segundo turno neste domingo (24). A concorrente de Macron e representante da extrema direita, Marine Le Pen, admitiu a derrota logo após o fechamento das urnas. Veja as projeções:
Projeção Elabe
Macron: 57,6%
Le Pen: 42,4%
Projeção Ifop
Emannuel Macron: 58%
Marine Le Pen: 42%
Projeção Ipsos
Macron: 58,2%
Le Pen: 41,8%
Desde o conservador Jacques Chirac (1995-2007), Emmanuel Macron será o primeiro presidente a ser reeleito na França.
Discurso
Durante o discurso de vitória, Macron disse que pretende governar para todos e prometeu ainda que terá um novo método para dirigir o país, já que seu primeiro mandato foi marcado por protestos. Ele agradeceu seus eleitores, citando os seguintes grupos:
- Aos eleitores que o reelegeram para evitar a vitória da extrema direita representada por Le Pen. À esse grupo, o presidente reeleito disse que está consciente de que esta escolha o torna detentor do apego à República.
- Ele agradeceu também os eleitores que se abstiveram do voto. Para Macron, este silêncio também tem um significado.
- Por fim, aos eleitores de Le Pen. Para ele, é preciso governar para todos em volta, encontrando resposta para a raiva e para os desentendimentos.
As pesquisas que foram divulgadas na última sexta-feira (22), já indicavam que Emmanuel Macron, de 44 anos, venceria sua rival Le Pen, de 53 anos. Mas com uma vantagem menor do que quando venceu em 2017, com 66,1% dos votos.
Por fim, leia mais O Mariliense