Lombadas eletrônicas entram em operação após fase educativa

LOMBADAS ELETRÔNICAS

A operação do sistema de lombadas eletrônicas nas pistas de cobrança automática e mista da Eixo SP Concessionária de Rodovias passam a ter validade na fiscalização. Após o cumprimento da fase educativa e com a homologação do DER – Departamento de Estradas de Rodagem, os equipamentos já estão autuando veículos que excedem a velocidade regulamentada nos perímetros das praças de arrecadação, de 40 km/h.

A instalação das lombadas eletrônicas é uma exigência do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado, sob fiscalização da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), e tem foco na segurança dos condutores que utilizam esse sistema de pagamento e também dos colaboradores que atuam nas praças de pedágios.

O superintendente de Operações da Eixo SP, Rogério Rodrigues explica que a concessionária não atua na fiscalização ou aplicação de multas. “Neste caso está previsto no contrato de concessão que a concessionária instale e mantenha em condições de operação os equipamentos pertinentes. Já a autuação do condutor e gestão das multas é de responsabilidade do DER”, informa.

CONFIRA A LOCALIZAÇÃO DAS LOMBADAS ELETRÔNICAS

Rodovia

KM

Município

Status

SP 225

km 199+400

Jau

Em operação

SP 225

km 106+900

Brotas

Em operação

SP 225

km 143+800

Dois Córregos

A liberar

SP 310

km 181+500

Rio Claro

Em operação

SP 310

km 217+000

Itirapina

A liberar

SP 304

km 183+400

São Pedro I

Em operação

SP 304

km 255+800

Torrinha

Em operação

SP 304*

km 215+100

São Pedro II

Liberado*

SP 308

km 182+250

Piracicaba

Em operação

SP 294

Km 551+500

Parapuã

Em operação

SP 294

Km 581+700

Inúbia Paulista

Em operação

SP 294

km 474+800

Oriente

Em operação

SP 294

km 670+800

Santa Mercedes

Em operação

SP 294

Km 367+800

Piratininga

Em operação

SP 294

Km 425+700

Garça

Em operação

SP 294

km 623+100

Pacaembu

Em operação

SP 284

km 531+200

Rancharia

Em operação

SP 284 

Km 458+300

Paraguaçu Paulista

Em operação

SP 293

Km 2+000

Cabrália Paulista

Em operação

SP 425

Km 400+100

Martinópolis

Em operação

SP 425

km 436+000

Indiana

Em operação

*Praça ainda não liberada para operação

Orientações

A Eixo SP Concessionária de Rodovias enfatiza que mesmo sem passar pelas cabines, os motoristas devem trafegar dentro do limite de velocidade indicado nas placas, que estão sempre à disposição dos condutores.

A velocidade máxima permitida para essa passagem visa coibir excessos, e, assim, evitar colisões traseiras durante a passagem e até choques contra a própria cabine da praça de pedágio.

Para trafegar pela pista automática de cobrança, o usuário deve possuir o sistema eletrônico de cobrança. Ao se aproximar da praça, o motorista deve reduzir a velocidade aos poucos e entrar na pista de cobrança automática. Haverá a liberação luminosa do semáforo, seguida do levantamento da cancela.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

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