Lando Norris Faz História e Conquista Título de Construtores para McLaren Após 25 Anos no GP de Abu Dhabi

Lando Norris brilhou neste domingo (8) ao vencer o Grande Prêmio de Abu Dhabi e garantiu à McLaren seu primeiro título de construtores na Fórmula 1 desde 1998. A conquista foi marcada por um início de corrida dramática, quando seu companheiro de equipe, Oscar Piastri , colidiu com Max Verstappen na primeira volta, terminando em décimo lugar e deixando toda a responsabilidade nas mãos de Norris.

A Ferrari também brilhou, com Carlos Sainz e Charles Leclerc completando o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A equipe italiana foi a única que ainda poderia ameaçar a McLaren na disputa pelo título, mas não conseguiu superar a vantagem da rival britânica.

“Todos vocês merecem isso. Muito obrigado! Foi um ano especial”, comemorou Norris pela rádio após cruzar a linha de chegada. Em tom de confiança, ele ainda lançou uma promessa: “O próximo ano também será o meu ano.”

Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, teve uma despedida específica da Mercedes, terminando em quarto lugar após superar seu companheiro de equipe, George Russell, na última volta. A partir da próxima temporada, Hamilton formará dupla com Leclerc na Ferrari. “Lewis, essa foi uma atuação de campeão mundial”, elogiou Toto Wolff, chefe da Mercedes.

Max Verstappen, que já havia garantido o título de pilotos em Las Vegas, causou dificuldades em Abu Dhabi. Após a competição com Piastri, recebeu uma surpresa de 10 segundos e terminou em sexto, deixando a Red Bull com poucas chances de reagir no campeonato de construtores.

A McLaren encerrou a temporada com 666 pontos, superando a Ferrari (652) e a Red Bull (589). Além de Norris, os destaques da corrida incluíram Pierre Gasly, da Alpine, em sétimo, Nico Hulkenberg, da Haas, em oitavo, e Fernando Alonso, da Aston Martin, em nono.

O GP de Abu Dhabi encerrou uma temporada emocionante, coroando o esforço coletivo da McLaren e selando o retorno triunfante da equipe ao topo da Fórmula 1 após um jejum de 25 anos.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Veja também...

Rolar para cima