Junho Violeta: Secretaria de Direitos Humanos e Procon Marília em ação no enfrentamento a violência contra idoso

IDOSO

O #Junho Violeta# é o mês dedicado às campanhas pela conscientização sobre a violência contra o idoso. Portanto qualquer ato, ou omissão, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa, é uma violência, podendo ser psicológicos, abuso financeiro, negligência e física.

Por isso Procon Marília e a Secretaria de Direitos Humanos estão apoiando esta campanha e divulgando canais de denúncia do nosso município para garantir direitos e defesa da pessoa idosa.

Maior demanda de denúncias feitas pelo Disque 100, disque denuncia de violação de direitos humanos, desde a implantação a Secretaria de Direitos Humanos no ano de 2018, tem sido a violência contra o idoso, seguido por denúncias relacionadas à pessoa com deficiência, além de abuso e maus tratos a crianças e adolescentes.

No Procon Marília a maioria dos atendimentos feitos é da pessoa idosa consumidora. “Tivemos aumento na pandemia denúncias de diversos tipos de violência contra pessoa idosa, neste ano de 2021, chegando a 90 casos, aumento significativo se comparado a anos anteriores, quando registramos um total de 106 denúncias através dos dados do Disque 100, de onde é acionada a rede de proteção”, disse o secretário municipal de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno.

Qualquer pessoa pode denunciar sem precisa se identificar, discando número 100 pelo celular ou aparelho fixo, pode também enviar e-mail: disque100@marilia.sp.gov.br ou ligue (14) 34024411-Secretaria de Direitos Humanos.

Dentre as violência contra a população idosa, existem aquelas mais preocupantes que são os abusos financeiros, mediante empréstimos feitos nas contas da pessoa idosa sem autorização, que são casos mais comuns.

O diretor do Procon, Guilherme Moraes, destacou a ação. “É importantíssimo que nós órgãos de defesa do consumidor tenhamos essa sensibilidade, com relação aos abusos que o consumidor idoso vem sofrendo, mas é importante também que a família, tome consciência, existem muitas empresas atuando em desfavor do consumidor colocando empréstimos em seu nome, criando inúmeras barreiras e dificuldades, e a saúde financeira principalmente do idoso reflete na sua saúde física. Com isso é obrigação do Procon e do poder público criar políticas públicas que facilitem a vida do consumidor idoso e principalmente a família deve dar atenção devida, para evitar esse tipo de problemática, que também é um tipo de violência”.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Direitos Humanos – (14) 3402-4411
R: Olavo Bilac, 369- bairro São Miguel

Denúncias:
Disque 100: é gratuito, funciona 24 horas, recebe ligações de telefone fixo ou móvel e a denúncia pode ser anônima.
e-mail: disque100@marilia.sp.gov.br

PROCON de Marília:
Whattsapp: (14) 98108-0624
Fixo: (14)3401-2460
Sede: Avenida das Indústrias, 294 – de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

 

Por fim, leia mais O Mariliense

Compartilhe:

Receba Notícias pelo Whatsapp:

Mais lidas hoje

Marília

Cultura: Marília vai receber a carreta do projeto “Museu Catavento – Na Estrada”

Marília

NOTA – Times de Marília

Marília

Jornal da Manhã é pelo 21º Ano Consecutivo escolhido como melhor Jornal de Marília

Marília

Prefeitura propõe regulamentação de comércio ambulante de alimentos em trailers em áreas públicas após recomendação do Ministério Público

Brasil

Empreendimentos com boas práticas para a inclusão receberão selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ do Governo de SP

Brasil

Visto para EUA: novas regras estão em vigor a partir desta terça-feira